Soltura de filhotes de tracajás
Como parte da pesquisa “Manejo e cultivo do Tracajá: Uma alternativa ecológica e social para o desenvolvimento rural sustentável no Amapá”, a Embrapa Amapá realiza na manhã do próximo sábado, 6, a soltura de filhotes de tracajás.
A ação acontecerá na localidade Retiro São Tiago – Ilha da Ponta Baixa, município de Pracuúba (AP), com a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do produtor Mário Vaz Brito, que dedica-se à proteção das populações de tracajás no Retiro São Tiago.
Dirigentes e técnicos de diversas instituições locais e moradores de várias localidades no entorno do Retiro São Tiago participarão da programação de soltura dos filhotes de tracajás. Antes desta etapa de soltura, foi feito o trabalho de localização dos ninhos e transferência de local dos ovos dos tracajás para uma área segura. Aproximadamente três mil ovos foram depositados na incubadora instalada pela Embrapa, onde ficaram até a eclosão. Em seguida, foram levados para um berçário, onde ficarão até o dia da soltura.
O Projeto Tracajá foi iniciado em 2012 e tem prazo para ser concluído em 2015. Envolve parcerias com equipes do Ibama, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado d Amapá (Rurap), Agência de Pesca do Estado do Amapá (Pescap) e o produtor Mário Vaz Brito.
Nesta ação específica de soltura dos tracajás a Embrapa conta com o apoio do Rurap, Prefeitura de Pracuúba, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Imap e deputado Bruno Mineiro, atualmente licenciado da Assembléia Legislativa e ocupado o cargo de Secretário Estadual de Transportes.
O objetivo principal desta pesquisa da Embrapa é desenvolver o cultivo de tracajás no município de Pracuúba, aliando informações da bioecologia que sirvam para subsidiar o manejo em ambiente natural visando a preservação da espécie e também a criação em cativeiro. Poderão ser geradas tecnologias para melhorias dos sistemas de cultivo, criando uma fonte de renda alternativa para a comunidade e o uso sustentável do tracajá.
O projeto também inclui ações diretas com a comunidade, com foco na preservação, manejo e cultivo do tracajá, direcionadas a alunos da rede pública de ensino, por meio de palestras, visita ao setor produtivo e distribuição de cartilhas.
O tracajá (Podocnemis unifilis) é um quelônio encontrado na bacia hidrográfica amazônica. As fêmeas chegam a atingir 12 kg e sua carapaça mede em torno de 50cm de comprimento. Os tracajás dependem dos rios e lagos para o seu crescimento, locomoção e acasalamento, deixando a água por algumas horas para se aquecer ao sol e para desovar. A sua desova é sazonal, no Amapá ocorre nos meses de agosto a outubro, durante a época da estiagem.
As fêmeas depositam em média 20 ovos em covas de, aproximadamente 30cm de profundidade cavadas por elas nas areias fofas ou em solo mais compactado. A incubação dos ovos dura em torno de 60 dias, dependendo da temperatura e da umidade do ninho.
Esta pesquisa da Embrapa na região dos lagos do Pracuúba, no estado do Amapá, busca responder diversas questões do conhecimento sobre os tracajás, indicando os caminhos a serem seguidos pelas comunidades no manejo, exploração e sustentabilidade do recurso.
Fonte: Embrapa Amapá
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!