Projeto-piloto de regularização ambiental e fundiária

Compartilhar

Estado do Amazonas terá projeto-piloto de regularização ambiental e fundiária. Iniciativa do Projeto PRAVALER acontecerá no município de Boca do Acre.

regularização ambiental

Agron Home

Veja também: Protocolo de Nagoia sobre biodiversidade

A iniciativa piloto do Projeto PRAVALER, que acontecerá no município de Boca do Acre (AM), foi lançada durante uma cerimônia virtual realizada na quarta (10). O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e pela prefeitura de Boca do Acre.

Realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa, Sistema Florestal Brasileiro (SFB) e Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o projeto foi criado a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas nos 10 anos do Projeto Biomas e vai mostrar ao produtor, na prática, como agregar sustentabilidade à produção.

Anuncio congado imagem

O documento firma o compromisso e define as responsabilidades para a execução das primeiras ações do PRAVALER no município amazonense pelas instituições locais parceiras do projeto, com apoio da CNA, governo federal e GIZ.

O presidente da Faea, Muni Lourenço, destacou a importância da iniciativa para viabilizar a regularização ambiental dos produtores rurais. Para ele, o PRAVALER é um grande passo para mostrar que é perfeitamente conciliável a produção de alimentos e a sustentabilidade ambiental.

“O programa prestará uma grande contribuição ao produtor rural brasileiro. O PRAVALER tem algumas palavras de ordem, como simplificação, viabilidade técnica e segurança jurídica e tecnológica, para que o produtor possa buscar, cada vez mais, a regularização ambiental”, afirmou.

Segundo a coordenadora executiva do Projeto Biomas pela CNA, Claudia Mendes, o Amazonas foi escolhido para começar o PRAVALER em razão da sinergia entre as instituições que atuam nos setores produtivo e ambiental no estado.

“Vamos trabalhar juntos para que os produtores rurais de Boca do Acre tenham um caminho seguro e sustentável rumo à sua regularização ambiental e produtiva. Queremos que essa iniciativa seja um bom exemplo a ser replicado por todo o País”, disse.

Parceiros – Na opinião do secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, o projeto vai trazer soluções para avançar no desenvolvimento regional e superar os gargalos socioeconômicos e bioprodutivos da região.

“Nada mais oportuno do que o PRAVALER em transformar a agenda de regularização ambiental numa agenda de regularização ambiental produtiva, ou seja, configurando um ganho para o produtor. À medida que ele recupera as suas áreas, ele também tem uma grande oportunidade com a seleção de espécies nativas de valor comercial”.

Para o presidente do Ipaam, Juliano Valente, o envolvimento dos parceiros locais será de grande importância para a implementação das tecnologias previstas pelo projeto e para que Boca do Acre sirva de modelo para o Brasil inteiro.

“É importantíssimo identificarmos que, a partir da execução e recuperação dessas áreas degradadas, poderemos agregar os benefícios econômicos e ter as vantagens necessárias para um bom sistema produtivo rural”.

O presidente do Idam, Valdenor Cardoso, ressaltou que a regularização ambiental e o cadastramento rural são prioridades no estado.

“Boca do Acre está em uma região peculiar, com possibilidade de expansão para grãos e uma pecuária em fase de crescimento. O Idam, como um dos parceiros do PRAVALER, tem como meta trabalhar com 30 produtores na condução desse processo de ajustamento ambiental”.

PRAVALER – O objetivo do PRAVALER é facilitar a adequação dos passivos ambientais e a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) nas propriedades rurais. Dessa forma, o produtor pode se adequar à legislação ambiental e ainda obter possibilidade de retorno econômico.

Os PRAs são instrumentos do Código Florestal Brasileiro e vão ditar, quando houver necessidade, as regras de adequação dos passivos ambientais dos produtores de cada estado, de acordo com o que foi validado nos respectivos Cadastros Ambientais Rurais (CARs).

FONTE: DATAGRO.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!