lavouras de soja

Saiba aqui como controlar percevejos nas lavouras de soja

Compartilhar

Lavouras de soja requer maior atenção com percevejos na hora do enchimento dos grãos.

Agron Home

Veja também: Água no controle da lagarta-do-cartucho em lavouras de milho

Embora sob condições adversas, especialmente de disponibilidade hídrica no Sul do Brasil, a safra de soja avança com o crescimento e desenvolvimento das plantas. Ainda que as condições climáticas e ambientais observadas não sejam as ideais ao desenvolvimento vegetal, a soja segue seu ciclo de desenvolvimento.

Infelizmente em virtude dessas condições, a produtividade da cultura pode ser afetada, havendo reduções significativas da produção, em especial na Região Sul. Contudo, cabe destacar que embora as condições climáticas não possibilitem a soja expressar todo seu potencial produtivo, tratos culturais e práticas de manejo como o controle de pragas, doenças e plantas daninhas ainda são essenciais para evitar maiores perdas produtivas.

Conforme últimas atualizações da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) do progresso da safra, a nível nacional, a maioria das lavouras de soja encontram-se em fase de enchimento de grãos, fase essa, sensível principalmente ao ataque de percevejos, pois compreende a fase onde essas pragas podem causar maiores perdas produtivas na cultura da soja.

Figura 1. Fenologia das lavouras de soja safra 2022 – avaliação realizada no período de 16 a 22.01/22. (Média nacional ponderada pela área total semeada dos estados de TO, MA, PI, BA, MT, MS, GO, MG, SP, PR, SC e RS, que juntos correspondem a 97% da área cultivada do Brasil.

Conforme destacado por Saran (2008), a fase reprodutiva da soja, em específico o período de enchimento de grãos compreende o período crítico de ocorrência dos percevejos em soja, sendo necessário destinar maior atenção ao controle dessas pragas durante esse período para evitar maiores perdas produtivas.

Figura 2. Período crítico de ocorrência de percevejos em soja.

Dentre as principais espécies que acometem a soja, podemos destacar o percevejo-marrom (Euschistus heros), o percevejo-verde (Nezara viridula) e o percevejo verde-pequeno (Piezodorus guildinii), sendo essas, espécies comumente encontradas em lavouras de soja. Dentre esses três percevejos, o destaque vai para o percevejo verde-pequeno, o qual possui maior capacidade em causar danos, podendo um percevejo causar perdas produtivas de até 0,21 g dia-1 em soja.

Figura 3. Danos dos principais percevejos em soja.

Levando em consideração que o nível de ação pré-estabelecido para percevejos em soja é de 2 percevejos por metro linear para lavouras destinadas a produção de grãos (figura 4), se tratando do percevejo verde-pequeno, em um hectare de soja, consideração um espaçamento entre linhas de 45cm, tem-se perdas produtivas diárias de aproximadamente 9 kg ha-1 para infestações de 2 percevejos por metro linear.

Figura 4. Níveis de ação para as principais pragas da cultura da soja nos estádios vegetativos e reprodutivos. Os níveis foram estabelecidos com o número de insetos por metro de linha da cultura.

Considerando infestações maiores, a exemplo de 4 percevejos por metro linear, as perdas produtivas diárias se são quase 19 kg ha-1, ou seja, em três dias de infestação do percevejo verde-pequeno com essa densidade populacional, perde-se quase 1 sc ha-1 caso o controle da praga não seja realizado. Tendo em vista que a perda de produtividade não é um objetivo comum entre produtores, deve-se atentar para o manejo e controle de percevejos em soja, especialmente na fase do enchimento de grãos onde maiores perdas produtivas podem ser observadas.

Referências:

CONAB. FENOLOGIA DAS LAVOURAS. Companhia Nacional de Abastecimento, 2022. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/progresso-de-safra >, acesso em: 24/01/2022.

GRIGOLLI, J. F. J.; GRIGOLLI, M. M. K. PRAGAS DA SOJA E SEU CONTROLE. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2017/2018, 2018. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/302/302/5bf01ceb5604523cfade5dc9c1b5d3f79c522dd4360d2_05-pragas-da-soja-e-controle-somente-leitura.pdf >, acesso em: 24/01/2022.

SARAN, P. E. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE PERCEVEJOS DA SOJA. FMC, 2008. Disponível em: < http://www.ccpran.com.br/upload/downloads/dow_4.pdf >, acesso em: 24/01/2022.

Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos. Imagem principal: Depositphotos/Dewater(Jianbing Li).


Compartilhar

3 thoughts on “Saiba aqui como controlar percevejos nas lavouras de soja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: