Combinação dos princípios ativos fipronil e diazinon, em brinco mosquicida, é eficaz contra mosca-dos-chifres, recomendam pecuaristas

Compartilhar

Mais de quarenta dolorosas picadas por dia, gerando desconforto e estresse: esse é o desafio que o rebanho bovino de todo o país enfrenta. “A mosca-dos-chifres – nome popular da Haematobia irritans – é reconhecida como um dos grandes inimigos do bem-estar animal e lucratividade da pecuária. Como consequência da irritação do rebanho, vem o baixo ganho de peso na engorda e a redução na produção de leite”, destaca Humberto Moura, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.

“Pesquisas indicam que este parasita, que afeta cada vez mais e de maneira mais intensa os bovinos no país, pode causar perdas de até 40 kg de peso vivo e 20% na produção de leite, além da desvalorização do couro”, complementa Moura. “O prejuízo a pecuária brasileira causado pela mosca-dos-chifres é estimado em R$ 1,6 bilhão ao ano pela Embrapa.”

Pecuaristas, veterinários e gerentes de propriedades rurais indicam que a utilização de brincos mosquicidas – sempre aplicados na parte central do pavilhão auricular do animal – representam a melhor forma de combater o problema. Recentemente foi lançado no mercado o Brinco Fiprotag 210, uma solução de alta eficácia, inovadora combinam os princípios ativos fipronil e diazinon.

Essa composição foi essencial para a Fazenda Soranna, que investe na produção de leite em São José do Barreiro (SP). “As moscas estão controladas e a utilização do brinco vem trazendo um tremendo bem-estar aos animais”, afirma Valentin Leme Fernandes, veterinário e um dos tomadores de decisão da propriedade.

Délcio Mendes, gerente da Fazenda Itaipava, de Morro da Garça (MG), com 10 mil cabeças de cria e recria, também relata a eficácia de Fiprotag 210 contra a mosca-dos-chifres. “Ficamos satisfeitos com o resultado dos brincos da Vetoquinol. Eles nos deram, quase de imediato, o controle das moscas, deixando os animais mais tranquilos e menos estressados. Nisso, ganhamos peso em pasto.”  

As duas fazendas utilizaram o brinco mosquicida Fiprotag 210 da Vetoquinol Saúde Animal – uma das 10 maiores indústrias de soluções veterinárias do mundo. A tecnologia exclusiva oferece proteção aos bovinos por até 210 dias. Outro benefício é a carência, que é zero tanto para o abate quanto para a produção de leite – permitindo os melhores índices de produção.

O brinco da Vetoquinol também foi utilizado pela Fazenda São Dimas, que tem 6 mil animais em cria, recria e terminação em Umuarama (PR). “Desde a aplicação do Fiprotag, a propriedade está livre de mosca-dos-chifres”, conta o proprietário, Blainer Raggiotto Filho. “São produtos inovadores como esse que precisamos para melhorar os nossos resultados na pecuária”, complementa.

José Celio de Almeida, proprietário do Condomínio 2JR, em Bela Vista de Goiás (GO), salienta que o resultado “foi fantástico” e que “após o período de controle, com certeza” aplicará novamente o brinco. Em Mozarlândia (GO), o proprietário da Fazenda Boa Vista, Orlando Pessoa, também está satisfeito com o resultado em seus 1.400 animais. “Tenho certeza da qualidade do produto”, resume.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *