Vacina de vírus vivo contra a Doença de Gumboro em aves é tema de palestra na Conferência Facta - Agron Agronégocios Online

Vacina de vírus vivo contra a Doença de Gumboro em aves é tema de palestra na Conferência Facta

Compartilhar

A Doença de Gumboro é uma das principais causas de problemas imunológicos em aves, sendo responsável por importantes prejuízos para a cadeia da produção de carne de frangos e de ovos. A imunização das aves com vírus é uma solução eficaz contra esse desafio e foi tema da palestra “Imunogenicidade da vacina de Gumboro viva (cepa MB) aplicada pela via in ovo”, na Conferência Facta 2021, conduzida pelo dr. Sjaak DeWit, professor da Universidade de Ultrecht (Holanda), convidado pela Phibro Saúde Animal. Médico veterinário, DeWit é doutor em ciências pela mesma instituição. Em sua carreira como pesquisador, é expert em patógenos aviários. Além disso, em 2016, assumiu a presidência do European College of Poultry Sciences.

Em sua apresentação, o dr. DeWit destacou que a Doença de Gumboro causa “danos transitórios à Bursa [de Fabricius] e depressão transitória das respostas de anticorpos primários”. Assim, a infecção desse importante órgão linfoide primário pode causar algum grau de imunossupressão nas aves, provocando disfunção imunológica e abrindo as portas para a ocorrência de diversas doenças.

“A palestra ajudou os participantes a compreenderem melhor o papel das vacinas com vírus vivo de cepa intermediária, que atuam de maneira diferenciada no organismo das aves, com resposta precoce quando comparada às vacinas de imunocomplexo, pois usam os próprios anticorpos maternais presentes nos pintinhos”, destaca Eva Hunka, gerente de negócios biológicos da Phibro.

Na apresentação, o cientista holandês demonstrou a “segurança relativa, a resposta imune humoral e o desempenho de produção de frangos de corte vacinados” em “quatro testes de campo realizados no Brasil, Argentina, Israel e África do Sul”. Os resultados do estudo controlado confirmaram ensaios de campo já relatados. A vacina utilizada para a pesquisa foi a MB-1, da Phibro.

“O professor Sjaak DeWit mostrou que a vacina MB-1 é altamente eficaz e segura contra a Doença de Gumboro e oferece proteção garantida de até 4 dias antes da vacina de imunocomplexo convencional utilizada para comparação no estudo. Essa redução no tempo ‘de espera’ diminui a janela imunológica e melhora a proteção das aves contra os vírus de campo”, salienta Eva, que é mestre em medicina veterinária preventiva. “E esse benefício tem sido reconhecido pelo mercado: até o momento, mais de 100 milhões de aves já foram imunizadas com MB-1 apenas no Brasil.”


A íntegra da palestra pode ser assistida em https://youtu.be/2zVGkZg8-i0.

Sobre a Phibro

A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. Para mais informações, acesse: www.pahc.com/brasil


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!