Dicas para ajudar pasto a contornar a falta de água - Agron Agronégocios Online
Dicas para ajudar pasto a contornar a falta de água

Dicas para ajudar pasto a contornar a falta de água

Compartilhar

Com a falta de água as plantas diminuem o metabolismo e deixam de produzir o próprio alimento, tendo queda na produtividade.

Agron Home

Veja também: Comportamento das lagartas da soja em sua cobertura

O agrônomo, engenheiro florestal, mestre e doutor em ciências do solo Valter Casarin, reuniu dicas para o pecuarista dar uma mãozinha para as plantas, como a própria pastagem, na hora de contornar a falta de água que ainda impacta boa parte das fazendas do Brasil Central.

80 a 90% da constituição de uma planta é água


E uma planta, quando está numa condição de estresse hídrico, a primeira coisa que faz é fechar os seus poros, fechar os estômatos, de maneira que não vai entrar CO2. Não entrando CO2, a planta não está recebendo a matéria prima para produzir o seu próprio alimento, que se faz através da fotossíntese. nesse processo que a planta produz o açúcar, que é energia para ela produzir raiz, para ela produzir caule, folha, grãos e frutos. Então a planta deixa de ser produtiva, explicou o doutor em ciências do solo.

Irrigação:

Este mecanismo pode ser utilizado para tentar suplementar o estresse hídrico, mas nem sempre é possível em função da disponibilidade de água ou pelo preço dos equipamentos.

Cultivares:

Usar espécies que são resistentes à seca. Mas alguns produtores não gostam de usar porque nem sempre essas espécies são tão produtivas quanto as outras”.

Descompactação:

Diminuir a compactação do solo é mais um mecanismo, porque a compactação do solo interfere na infiltração de água.

Plantio direto:

O uso do plantio direto vai fornecer a palha para cobrir o solo e manter a umidade.

Perfil do solo:

Existe um mecanismo que a gente pode utilizar que é a construção do perfil do solo. Isso se faz através da calagem e através do uso do gesso agrícola, com os quais nós vamos criar uma fertilidade ao longo do perfil do solo, permitindo que o sistema radicular tenha um crescimento maior.

Ao passo que as chuvas vão ficando cada vez mais raras, a água passa a ser encontrada somente em locais mais profundos. reforçar o desenvolvimento das raízes passa a ser essencial, criando condições para que ela busque o líquido lá no fundo do perfil do solo.

O produtor deve corrigir a fertilidade do solo e eliminar substâncias tóxicas, como o alumínio, para que as raízes cresçam e possam hidratar a planta e superar a falta de água. E junto com essa água, tem os nutrientes, que vão estar permitindo que a nutrição da minha planta se faça da maneira mais efetiva. Isso vai permitir com que a planta se alimente melhor, que ela produza mais e tenha alimento, o produto final, com um balanço nutricional mais adequado para aqueles que venham a se alimentar dela.

Sustentabilidade:

Além de fazer bem para o bolso do pecuarista, ou do agricultor de modo geral, a prática está ligada também à sustentabilidade. Esse alimento, quando vai ao mercado, tem um período maior de prateleira. Ele vai ser menos desperdiçado, porque vai durar mais tempo. E quando eu tenho um produto que dura mais tempo ou que não é desperdiçado, não vai pro lixo, eu estou deixando também de desperdiçar aquela água que foi usada para produzir esse alimento, o fertilizante que foi utilizado para produzir esse alimento. Esse se torna o respeito ao ambiente, um alimento mais sustentável.

Fonte: Giro do boi adaptado por Douglas Carreson. Imagem principal: Depositphotos gustavofrazao (Gustavo Frazao).


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

One thought on “Dicas para ajudar pasto a contornar a falta de água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!