sal proteinado com ureia para bovinos

Saiba como usar sal proteinado com ureia para bovinos

Compartilhar

Você sabe como utilizar corretamente o sal proteinado com ureia?

Agron Home

Veja também: Dicas para ajudar pasto a contornar a falta de água

Existe uma dosagem específica que garante a engorda e mantém o gado saudável. O sal proteinado com ureia são importantes na manutenção do peso do gado.

Como funciona:

O uso da ureia para bovinos pode ser realizado em todas as épocas do ano, mas principalmente na seca, período que o solo fica pobre em nutrientes e o pasto não fornece as substâncias nutricionais necessárias para manter a saúde do animal, e consequentemente, continuar a engorda. A ureia para bovinos é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes.

O sal proteinado é um componente que aperfeiçoa o aproveitamento dos nutrientes, reduz o tempo para o abate e promove excelentes resultados na pecuária de leite e corte evitando queda na produtividade.

Ou seja, nada mais é que um suplemento enriquecido com proteínas, que além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. A deficiência mineral causa um quadro de sintomas gerais no gado, que afeta diretamente o dia a dia do animal.

Dosagem

A dosagem correta do sal proteinado é de um grama por quilo vivo do animal. Ao adicionar ureia, acrescente a proporção de 12% na mistura.

Atenção

Nunca de ureia para bovinos famintos, que ficaram muito tempo sem acesso a algum tipo de alimentação por longos períodos, pois o consumo será muito grande de uma vez só podendo causar algum tipo de intoxicação;

O cocho para a mistura precisa ser coberto. A ureia em contato com a água, se torna tóxica, pois água da chuva pode estar contaminada;

Nunca use a ureia agrícola, apenas a pecuária. Mais de quatro mil bovinos morrem por ano no Brasil por intoxicação.

Fonte: Boi Saúde adaptado por Douglas Carreson. Imagem principal: Alfribeiro (Alfredo Ribeiro) Depositphotos.


Compartilhar

4 thoughts on “Saiba como usar sal proteinado com ureia para bovinos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *