Uso de tecnologia aumenta o desempenho reprodutivo de fêmeas e auxilia na IATF - Agron Agronégocios Online

Uso de tecnologia aumenta o desempenho reprodutivo de fêmeas e auxilia na IATF

Compartilhar

Dispositivo liberador de progesterona da Bimeda amplia a concentração do hormônio em vacas, indica estudo

A reprodução bovina é um processo que requer atenção e que pode ser otimizado com estratégias direcionadas a fim de que o bem-estar animal seja preservado ao mesmo tempo em que se melhora o desempenho reprodutivo. Para ajudar nesse processo, a Bimeda, empresa com vasta experiência na fabricação, distribuição e comercialização de produtos farmacêuticos veterinários e produtos para saúde animal, desenvolveu uma solução adequada para aprimorar a reprodução bovina nas fazendas.

“O Biprogest, dispositivo intravaginal em forma de T destinado a bovinos, tem a função de regular o ciclo estral em bovinos, auxiliando na aplicação de programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), programas de superovulação de doadoras em tempo fixo (TETF) e sincronização de receptoras”, , afirma Rodrigo Da Cruz Costa Santos, gerente de produto da Bimeda.

Um estudo sobre o Biprogest, organizado pela Biotran com a finalidade de determinar a quantidade residual da progesterona nos animais, contou com 18 fêmeas bovinas mestiças, sendo nove novilhas (322 a 375kg) e nove vacas (388 a 512kg). Nelas, foi analisada a curva de liberação de progesterona de um dispositivo intravaginal (DIV) contendo 1,25g de princípio ativo em três utilizações consecutivas em fêmeas sem progesterona endógena. 

Nos três usos de Biprogest, houve aumento nas concentrações de progesterona endógena nas fêmeas, visto que, em todos os casos, as concentrações, 12 horas após a inserção, foram superiores às observadas imediatamente antes da inserção.


De forma semelhante, a queda nas concentrações após a remoção do Biprogest também foi rápida. “Nos diferentes usos, a concentração de progesterona, 12 horas após a remoção, foi inferior àquelas observadas imediatamente antes da remoção do dispositivo, efeito que é esperado e desejado para que a fêmea possa ovular devido à baixa concentração de progesterona endógena”, explica o gerente.

Influência da massa corporal da fêmea 

No estudo da Biotran, foi constatado, também, que a massa corporal dos animais interfere na concentração de progesterona circulante proporcionada pelo dispositivo. Em fêmeas de maior massa, a progesterona dilui mais, proporcionando menores concentrações. Consequentemente, o desempenho reprodutivo também é influenciado pela massa da fêmea.

O perfil de liberação é semelhante em animais de diferentes massas corporais. Porém, existe efeito desta condição nas concentrações de progesterona. “Identificamos no estudo que, em animais de menor massa corporal (novilhas), as concentrações são numericamente superiores em todos os dias de colheita, de 12 a 192 horas”, pontua Santos. 

Após cada uso, os dispositivos foram identificados, lavados com água, secos na sombra e armazenados em sacos plásticos até a análise da quantidade restante de progesterona no produto. O teor absoluto de progesterona remanescente em relação à quantidade original (1,25g) foi de 0,78g após o primeiro uso, 0,52g após a segunda utilização e 0,26g ao final do terceiro uso.

“Os resultados mostram que, quanto maior a concentração inicial, maior a perda absoluta e percentual de progesterona no dispositivo Biprogest”, finaliza o gerente de produto da Bimeda.

Sobre a Bimeda

Fundada na Irlanda em 1960, a Bimeda é uma fabricante, comerciante e distribuidora de produtos farmacêuticos veterinários e produtos de saúde animal. No Brasil, a linha de produtos está focada nas áreas de produção animal, equinos e pequenos animais.

Por meio de expansão contínua e aquisições estratégicas, a Bimeda estabeleceu mercados em mais de 75 países em todo o mundo e possui seis centros de P&D, 7 laboratórios regulatórios, 9 instalações industriais em 7 países e distribuição na Europa, América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Australásia. A Bimeda emprega mais de 800 funcionários em todo o mundo e tem sua sede global em Carrickmines, Dublin, Irlanda.

No Brasil, a Bimeda iniciou suas atividades em 2011 após a aquisição de 51% da Mogivet. Em 2015, a Bimeda comprou o restante da Mogivet, passando a ser detentora da totalidade do negócio. A planta industrial da Bimeda está localizada na cidade de Monte Mor / SP, em uma área total de 6.200 m², dividida em 5 prédios totalizando 2.400m² de área construída, onde se encontram as áreas administrativas, pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, armazéns e instalações de fabricação.

Na América Latina, o foco é de produtos para a produção de gado, controle de parasitas do gado, equinos, suínos e avicultura, com marcas multinacionais que abrangem diversas classes e espécies terapêuticas.

Para mais informações, acesse www.bimeda.com.br


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!