Empresas investem em Desenvolvimento sustentável - Agron Agronégocios Online

Empresas investem em Desenvolvimento sustentável

Compartilhar

Há anos, sabemos que  processos industriais e a maioria das  atividades humanas interferem diretamente no equilíbrio da natureza e causam diversos danos ambientais. Esse é um problema que envolve todos os setores, em especial o mundo dos eventos e por esse motivo, empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade socioambiental têm investido em medidas que menos afetam o bem-estar do planeta.

 

Obviamente, em uma sociedade hipermoderna, em que o consumo e a industrialização acompanham o crescimento populacional e a evolução tecnológica e acabam se transformando em uma necessidade para a maioria, pensar nas consequência desses hábitos é algo pouco recorrente, porém, para garantir um futuro possível, é necessário refletir sobre o que tem sido feito hoje e quais serão os reflexos negativos, tanto no meio ambiente quanto no âmbito social e econômico.

 

Os aspectos ambientais, sociais e econômicos constituem o tripé do desenvolvimento sustentável e  ao observar os resultados das atividades humanas sob essas perspectivas, é possível enxergar o que temos feito de errado hoje, o que vai ser gerado nessas esferas e o mais importante, como podemos evitar os maiores estragos, já que essa estrutura sustenta o mundo. Quando falamos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, estamos ajustando o foco em quais são as ações que podem proteger vidas, preservar recursos para os próximos anos e gerações, além de compreender como rentabilizar a partir de técnicas que atendam a lei e a ética.

 

Do ponto de vista econômico, a preservação da natureza é essencial, pois ela serve como fonte de matéria-prima para a cadeia produtiva. Portanto, para garantir a origem dos recursos,  o maior desafio das organizações hoje, é trazer a sustentabilidade para tomada de decisões, processos e cultura organizacional, para que os instrumentos naturais deixem de ser utilizados como se não houvesse amanhã.

 

Potencias mundiais com pensamento exponencial, assim como a Alemanha, por exemplo, já não investem  em empresas que não atuam com desenvolvimento sustentável. Uma das principais exigências de investidores dessas nações é haver um plano que envolva medidas ecoeficientes, que tenham ligação com a população do local explorado e que haja políticas competentes para colocar em prática essas ações.


 

Desde a metade dos anos 90, com a declaração de Sachs, o desenvolvimento sustentável é apoiado não mais por três pilares, mas sim por cinco, que são medidas ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas. Dessa forma, instituições têm praticado a teoria a partir de atividades importantíssimas, como o alinhamento das exigências de seu consumidor, investimentos em interesses sociais, extração de recursos com menor interferência na vida animal, ações com menores prejuízos na natureza, construção e disseminação de atitudes positivas e solidárias, entre outras maneiras de prosseguir com esse desenvolvimento.

 

Entre as instituições de mineração ou entidades governamentais, além do setor B2C, com a presença forte de empresas do ramo de cosméticos e moda, encontramos agora a iniciativa entre os organizadores de eventos com o desenvolvimento sustentável, com ações que vão desde a escolha confiável de fornecedores, material, local, até a inspeção simultânea de como aquela festa ou cerimônia tem afetado o meio ambiente e a população envolvida. Essas atitudes não são apenas uma opção, elas são necessárias e urgentes, pois a área de serviços é uma das mais importantes na economia nacional e para não perder mercado e oportunidades, gestores exponenciais enxergaram na responsabilidade socioambiental o caminho para o crescimento consciente e responsável, com um futuro próspero.

 

*Levy Seiya Maeda é sócio fundador e diretor da Villa Mandacaru, empresa especializada na realização de casamentos sustentáveis. http://www.villamandacaru.com.br

 

 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!