Padronização de embalagens para e-commerce
A expedição de itens unitários através do e-commerce gerou inúmeras embalagens que na maioria das vezes, são exageradamente grandes, e aí entram os sacos plásticos e de papel de bolha de ar, floco, papel amassado e outros acessórios com o proposito de preencher o espaço vago dentro da embalagem e proteger o seu conteúdo que é a função primária da embalagem.
Mas a proliferação de caixas, sobretudo de micro-papelão e papelão, está gerando muitas perdas no aproveitamento das chapas de papelão, pois são dimensões e formatos diferentes, em quantidades desiguais, e tudo isto não proporciona um encaixe da caixa desenvolvida que otimize o aproveitamento das chapas.
Com milhões de itens distintos o desafio é grande e envolvera as entidades de Abcom, Ebit, ABPO e outras na busca das caixas padronizadas.
Não se deve esquecer os tamanhos oferecidos pelos Correios há mais de uma década, bem como as dos Couriers UPS, FEDEX, DHL e os big do e-commerce como a Amazon.
Não estão excluídos desta padronização o uso de sacos bolhas, um envelope de papel ou plástico revestido internamente de plástico com bolha de ar.
Já há uma que minimiza a perda de papelão, no corte das chapas de acordo com a demanda das caixas desenvolvidas. Mas há uma restrição de tamanhos na mesma chapa.
Este desafio é superar ao da escolha de caixas de cartolina e papel cartão, largamente utilizado na indústria automobilística para peças de reposição.
Outra questão, que também desafia os fabricantes de caixas, está na fabricação e distribuição de pequenas quantidades.
Daí a necessidade urgente das entidades envolvidas contratarem uma consultoria para equacionar as soluções para atender o maior número de embarcadores, incluindo os transportadores.
*Reinaldo Moura é engenheiro e mestre em Ciências e Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e fundador do Grupo IMAM, que há mais de 30 anos atua na área editorial, de consultoria e treinamento em logística
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











