Aumento de produção e diminuição de custo

Compartilhar

Agricultura de precisão reduz custos e aumenta produtividade da lavoura no MS.

 

A competitividade da agropecuária brasileira tem a assinatura da tecnologia, tal como a agricultura de precisão que permite aos produtores rurais explorar todo o potencial de suas áreas. Com o objetivo de ampliar o uso dessas tecnologias, reduzir custos e alavancar a produção de soja e milho no Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) oferece em Ponta Porã o ‘Programa Agricultura de Precisão para Todos’.

 

A capacitação acontece nos dias 18 e 19 de dezembro, na sede do Sindicato Rural do município. A implantação da agricultura de precisão pode ser feita em qualquer lavoura. Para chegar ao potencial máximo de produção da área da propriedade é feito um mapeamento que analisa a fertilidade e quantidade de nutrientes do solo.

 

“A partir desse estudo, é possível detalhar o potencial de produção da propriedade, além de especificar quais áreas precisam de mais atenção”, explica o instrutor do Senar, Paulo Tanoye. Por meio da agricultura de precisão é possível obter singularmente a média de produção da propriedade, o que não acontece na agricultura convencional.

 

“Na agricultura convencional, podemos analisar essa média como um todo. Com a agricultura de precisão, é possível observar hectare por hectare, fazer a correção do que for necessário e aumentar a capacidade de produção”, relata Tanoye. O processo reduz custos de produção, o que contribui para o aumento da rentabilidade ao produtor rural. O instrutor do Senar acredita que a capacitação contribui para o aumento da produção e da qualidade dos grãos em Mato Grosso do Sul.

Anuncio congado imagem

 

“Em municípios como Maracaju, maior produtor de grãos do Estado, a agricultura de precisão foi implantada há seis anos. É um exemplo para o País. A ideia é levar esses conhecimentos a outras regiões produtoras do Estado”, finaliza Tanoye.

 

Fonte: Agronotícias.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *