Reta final da colheita do trigo anima produtores

Compartilhar

Reta final da colheita do trigo anima os agricultores

No RS, em algumas lavouras, produtividade é bem superior à média estimada. Manejo adequado e o clima contribuíram para o bom resultado.

 

A colheita do trigo no Rio Grande do Sul se aproxima da reta final e os agricultores estão satisfeitos com o resultado. Em algumas lavouras, a produtividade é bem superior à média estimada para o estado.

O cenário em uma lavoura de Sananduva, no norte do Rio Grande do Sul, é bem diferente nesta safra. No ano passado, a quebra por causa da geada chegou a 70%, mas agora, na reta final da colheita, o produtor Cléber Mazzuti contabiliza números recordes.

“Este ano estamos indo muito bem. O ano passado tivemos uma geada e fomos mal, mas este ano estamos chegando a quase 100 sacas por hectare, está uma beleza”, diz.

Anuncio congado imagem

A produtividade acima da média tem dois motivos, segundo os técnicos: o manejo adequado e o clima contribuíram para o excelente resultado das lavouras.

“As chuvas foram bem distribuídas, não tivemos problemas de geada como tivemos o ano passado. O plantio transcorreu bem, na época normal, dentro da época recomendada, e isso também é um fator determinante”, explica o técnico agrícola Roberto Spagnol.

Cerca de 95% do trigo gaúcho já foi colhido. De acordo com a Emater, este ano, a produção do grão no Rio Grande do Sul deve ser acima de 3 milhões de toneladas.

 

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de trigo, com mais da metade da safra.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *