No PI, 211 dos 224 municípios estão em emergência - Agron Agronégocios Online

No PI, 211 dos 224 municípios estão em emergência

Compartilhar

Em Jaicós, a pastagem acabou faz tempo. Carros-pipa não conseguem atender à demanda das famílias.

 

 

No Piauí, 211 dos 224 municípios do estado estão em situação de emergência por causa da seca, que já dura dois anos. Em Jaicós, a pastagem acabou faz tempo, e os carros-pipa não conseguem atender à demanda das famílias.

Na roça de Mário José Batista não há sequer um cajueiro vivo. As árvores que não resistiram à seca, agora vão virar lenha para compensar parte do prejuízo causado pela estiagem. “A situação é triste”, lamenta.

Na zona rural de Jaicós, município que tem aproximadamente 19 mil habitantes e fica localizado no centro-sul do Piauí. Quase metade da população mora em uma região onde a seca faz estragos ano após ano.

A última chuva foi registrada em outubro. Encheu parte dos barreiros, mas não foi suficiente para molhar a terra. A água que mata a sede da comunidade viaja em tonéis.


Nas cisternas, a água do carro-pipa é pouca para a família de José Militão Alves, que também divide o líquido com os vizinhos. O Tiririca, principal açude da cidade, também está abaixo do nível normal.

Sem água e sem pasto suficientes, as famílias de Jaicós já estavam com dificuldades para alimentar o rebanho. Para ajudar os criadores, o município foi incluído no programa “Silagem Verde”, que fornece um composto vegetal utilizado na alimentação dos animais.

Foram distribuídos cerca de 500 quilos de milho, sorgo e milheto há quase dois meses. Cerca de 30 toneladas chegaram ao município, mas o criador Manuel Eliodoro Carvalho diz que o reforço não foi suficiente.

“Tinha muito agricultor, aí não deu. (…) Eram dois, três sacos para cada um e isso o bicho come num dia”, diz.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural do município informa que a silagem beneficiou 170 agricultores da zona rural de Jaicós. “Foi distribuído para quem cria até dez bovinos. Essa silagem não contemplou os criadores de ovinos e caprinos. Na grande maioria, são criadores de ovinos e caprinos no município”, explica José do Carmo.
No meio dessa paisagem cinza, hoje é difícil encontrar quem imagine algum futuro no local. “Aqui a gente não vê futuro, porque é na seca direto. É triste”, diz a estudante Marciela Maria Alves.

De acordo com a Secretaria de Agricultura do Piauí, este ano não há previsão de novas entregas de silagem para os criadores do município.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!