MT detém 10% da produção de pescado no Brasil

Compartilhar

Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional. Setor sofre com falta de informação.

 

 

Mato Grosso detém cerca de 10% da produção de pescado no Brasil. Somam 48 mil toneladas de peixes em criadouros mato-grossenses, considerando um total nacional de 470 mil toneladas por ano. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o estado ocupa a terceira posição no ranking brasileiro, atrás somente de Santa Catarina ( que produz 75 mil toneladas/ano) e Paraná (55 mil toneladas/ano).

Conforme o diretor-técnico da Associação de Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), Francisco das Chagas Medeiros, o mercado está em expansão tanto para os produtores como para os frigoríficos. No estado somam cerca de 1 mil produtores, sendo que mais da metade são de pequeno porte. No entanto, ele explica que o setor sofre com a falta de informação sobre questões legais e financiamentos direcionados para a atividade. “Temos apenas uma linha de crédito. Ainda sim, os produtores não têm acesso aos financiamentos porque a aquicultura é tida como atividade de alto risco”, pontua.

A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Leide Garcia Katayama, afirma que ações estão sendo feitas para incentivar a produção de pescado no estado. De acordo com ela, os trabalhos com a piscicultura se concentram na Baixada Cuiabana e no Portal da Amazônia, que fica nas regiões de Sinop e Alta Floresta.

Evento
Uma das atividades oferecidas pelo Sebrae aos produtores é a Feira Nacional do Peixe Nativo. O evento começou nesta segunda-feira (2) e segue até a quarta-feira (4). Estão sendo oferecidas palestras técnicas. Além disso, os participantes podem visitar o estande de empresas de rações, tanques e beneficiamento de peixe. O evento é realizado no Centro de Eventos do Pantanal. As atividades começam às 8h e acabam às 18h.
O presidente da Aquamat, Jules Inácio Bortoli, disse que a feira é importante porque leva conhecimento tecnológico e práticas modernas aos produtores de todo o país. Ele acredita que o evento será incluído no calendário da piscicultura nacional devido ao grande interesse da categoria.

Anuncio congado imagem

 

Fonte: Vívian Lessa – Do G1 MT


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *