Tangerina gigante diversifica a lavoura no RS

Compartilhar

Produção de frutas cítricas deve passar de 150 mil toneladas no RS. Para aumentar a renda, os agricultores investem em diversas variedades.

 

Os 80 hectares de laranjas e tangerinas, que no Rio Grande do Sul também são chamadas de bergamotas, enchem os olhos de quem passa pela estradinha de chão no interior de Aratiba, no norte gaúcho.

Mas a fruta que chama mesmo atenção na propriedade de João Griebler é a bergamota dekupon. A super fruta pode chegar até um quilo e não tem semente.

A variedade foi desenvolvida no Japão e chama atenção não só pelo tamanho, mas também pelo sabor. “Ela possui uma concentração de açúcar bem maior e um sabor muito equilibrado entre acidez e açúcar”, explica Jair Antônio Griebler, técnico rural da Emater.

A plantação começou como uma aposta para diversificar a produção e hoje são cinco hectares. A planta adaptou-se bem às condições climáticas da região.

Anuncio congado imagem

O peso das bergamotas impressiona. Em apenas um galho, o peso é de nove quilos para 18 frutas.

Para ter frutas bonitas e com boa coloração, é preciso um cuidado maior. Como são feitos 12 tratamentos, o produtor gasta 30% a mais com insumos nesta variedade.

A colheita vai de junho à julho e também exige mais trabalho. “Ela não é colocada em sacos. É cortada com a tesoura e colocada em caixas e não pode ser batida como as outras”, conta Afonso Bach, funcionário da fazenda.
Depois da colheita, as bergamotas são lavadas e escovadas. As frutas são classificadas em quatro tamanhos e a produção é vendida para supermercados de Erechim e da região metropolitana de Porto Alegre. Para resistir a viagem, elas são embaladas com uma rede de proteção.

O quilo da tangerina dekopon pode chegar a R$ 3. Pelas outras variedades, o agricultor recebe em torno de R$ 0,70.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: