Produção mineira de soja aumenta 7,4%
A produção mineira de soja, na safra 2012/2013, deve atingir 3,3 milhões de toneladas, informa a Conab com base no nono levantamento da safra brasileira de grãos.
O volume estimado para a soja equivale a 27,7% da produção total de grãos do Estado, que deve alcançar 11,9 milhões de toneladas, avalia a Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). De acordo com o superintendente João Ricardo Albanez, os dados mostram um crescimento de 7,4% para a soja.
O produto se beneficia de uma expansão de 9,5% da área cultivada, pois segundo o levantamento as lavouras somam 1,1 milhão de hectares. Ele considera que a produção de soja cresceu porque os produtores, no momento do plantio 2012/2013, viram a perspectiva de evolução dos preços do produto no mercado internacional, principalmente devido aos baixos estoques norte-americanos.
“Os preços do mercado externo influenciam diretamente as cotações internas”, acrescenta o superintendente. As estimativas de produção do sorgo também são positivas: 450,9 mil toneladas, volume cerca de 2% superior ao da safra passada.
Os dados da Conab mostraram um aumento da área plantada no período atual, que perfaz 151,1 mil hectares, uma expansão de 19,8% em relação à safra 2011/2012, ressalta Albanez. O sorgo, conforme a avaliação do superintendente, vem conquistando espaço cada vez maior na composição dos alimentos para aves, suínos e bovinos, porque normalmente apresenta preços inferiores ao do milho, e pode substituir parcialmente esse grão.
O município de Unaí, na região Noroeste, lidera a produção estadual de sorgo c om 72 mil toneladas, correspondentes a 16% da safra. No grupo dos grandes produtores estão incluídos os municípios de Capinópolis, Conceição das Alagoas e Uberlândia, no Triângulo, e Monte Carmelo, no Alto Paranaíba. De acordo com os dados apurados pela Conab em junho, a produção estadual de amendoim também apresenta crescimento.
A variação é da ordem de 2,2% até alcançar 9,2 mil toneladas. Neste caso também os pesquisadores identificaram aumento da área plantada em Minas, que alcança nesta safra 2,8 mil hectares. Portanto, uma expansão de 7,7% em relação aos 2,6 mil hectares do período anterior. O maior volume de produção foi apurado em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, onde a safra estimada é da ordem de 7,3 mil toneladas.
Minas é o segundo maior produtor brasileiro de amendoim, dep ois de São Paulo, cuja produção é de 293,2 mil toneladas. O crescimento percentual da produção de girassol também é expressivo. Estimativa de 16,1 mil toneladas, volume 168,3% maior que o registrado na safra anterior.
A área cultivada nesta safra teve crescimento de 148,8%, até alcançar 10,7 mil hectares. Para o superintendente, a expansão da produção de girassol no Estado corresponde ao crescimento da demanda principalmente para a produção de óleo comestível.
Safra mineira de grãos 2012/2013 Soja: 3,3 milhões de t (+7,4%) Área cultivada: 1,1 milhão de ha (+9,5%) Sorgo: 450,9 mil t (+2%) Área: 151,1 mil ha (+19,8%) Amendoim: 9,2 mil toneladas (+2,2%) Área: 2,8 mil ha (+7,7%) Girassol: 16,1 mil t (+168,3%) Área: 10,7 mil ha (+148,8%).
Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!