CNA quer mudanças no Mercosul para acordo com UE
CNA quer mudanças no Mercosul para fechar acordo com União Europeia, Utilizaremos todos os instrumentos legais e dentro da democracia para mudar o acordo no Mercosul.
A presidente da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, disse nesta quarta- feira em Bruxelas, que o Mercosul é um entrave nas negociações de liberalização do comércio com a União Europeia. Na raiz do problema, o protecionismo incentivado por alguns países do bloco sul-americano.
“Utilizaremos todos os instrumentos legais e dentro da democracia para mudar o acordo no Mercosul. O setor agropecuário tem uma bancada muito forte no Congresso e o Governo tem sido sensível às nossas demandas. Se cruzarmos os braços, nada vai mudar”, explicou a senadora. Para a presidente da CNA, o outro ponto que precisa ser resolvido para avançar nas negociações com a UE é a visão de alguns setores da indústria brasileira, que insistem em barrar a liberalizacao do comercio com o bloco europeu. No entanto, a senadora afirmou que “há avanços nessas questões”.
Ela alertou que a realidade internacional hoje mudou e que o Brasil não pode ficar de fora de negociações bilaterais ou entre blocos que estão sendo efetivadas em diferentes regiões do mundo.
Entre os exemplos, a senadora citou as negociações do acordo de livre-comércio entre Estados Unidos e União Europeia anunciadas na semana passada. Na capital europeia, a presidente da CNA participou do painel Brazil-EU Investment – cases and opportunities, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no Parlamento Europeu.
O evento contou com cerca de 60 participantes e foi mediado pelo eurodeputado português Vital Moreira, presidente do Comissão de Comércio Internacional do parlamento (INTA), responsável pela validação do acordo de livre comércio entre Mercosul e UE. Também participou do painel no Parlamento Europeu Alexandre Petry, gerente de investimento da Apex-Brasil.
Encerrou o debate Rui Faria da Cunha , gerente-executivo do escritório do Brazilian Business Affairs, na capital europeia. Escritório em Bruxelas Além da reunião no Parlamento Europeu, a senadora inaugurou na quarta-feira, o escritório de representação da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil em Bruxelas.
“Nosso objetivo com esse escritório é ficar próximo dos nossos amigos europeus, que compram mais de 20% das nossas exportações. Queremos acompanhar as suas demandas e tendências, buscando compreender as mudanças no consumo e procurando atende-las”, disse a presidente da CNA.
A delegação da senadora em Bruxelas é formada pelos presidentes das Federações da Agricultura do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; de Minas Gerais, Roberto Simões; da Paraíba, Mário Borba; de Goiás, José Mário Schereiner; de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo; do Secretário Executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara; e pelo presidente do Instituto CNA.
Fonte: CNA
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!