Prejuízos na lavoura de arroz vermelho
Estiagem causa prejuízos às lavouras de arroz vermelho no Vale do Piancó, no semiárido nordestino, o arroz vermelho, também conhecido como arroz-da-terra, é um dos mais tradicionais alimentos da população sertaneja. Com a forte estiagem dos últimos anos, aliada aos altos custos de produção e à quebra da sucessão das famílias, a produção de arroz vermelho diminuiu e causou prejuízos no Vale no Piancó, sertão da Paraíba e região que concentra grande parte da cultura.
Para o bom desenvolvimento da cultura, o plantio é executado entre os meses dezembro a maio ou na estação chuvosa. As plantações são cultivadas às margens de rios, açudes e alguns municípios do Vale do Piancó ainda encontram-se na fase de colheita do arroz. Nestes próximos 15 dias, a tendência é que o tempo continue úmido na região.
O volume de chuva previs to deve ficar entre 30 e 40 milímetros até o dia 22 de junho. Entre os dias 23 e 27, a chuva é mais escassa na região e o acumulado não deve superar os 5 mm na área do oeste do Estado, onde está localizado o Vale do Piancó, informa Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo.
“Além da estiagem prolongada, que foi um fator determinante, os altos custos de produção, o que inclui a falta de mão-de-obra e de incentivos à cultura, e a quebra da sucessão das famílias criaram gargalos que cooperaram diretamente para a queda da produtividade”, explica Domingos Lélis, assessor técnico da Federação de Agricultura do Estado da Paraíba.
Para José Soares Filho, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Santana dos Garrotes (PB), muitas famílias abandonaram suas lavouras em busca de trabalho rural em outros E stados devido à estiagem. Nesta safra, a área destinada ao plantio é de 1.200 hectares, o que representa 5.800 hectares a menos em relação à safra recorde que aconteceu em 2009. Entretanto, a expectativa é que sejam colhidos 2.500 kg por hectare, segundo dados da Associação dos Pequenos Produtores de Santana dos Garrotes, município do Vale do Piancó.
Fonte: Safras
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!