MS: sistema para dar escala ao abate de ovinos

Compartilhar

Mato Grosso do Sul está implantando um sistema que pretende dar escala para o abate de ovinos e eliminar a figura do atravessador nas negociações entre os criadores e os frigoríficos, viabilizando a negociação direta entre os dois elos da cadeia, o que deve melhorar a remuneração dos produtores. O Sistema Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA) será lançado oficialmente nesta quarta-feira (15), às 15 horas, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), em Campo Grande.

 

A médica veterinária e 1ª secretária da Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco), Ana Cristina Andrade Bezerra, explica que o PDOA é uma propriedade rural que é destinada à permanência temporária, de no máximo três dias, de ovinos de vários pequenos e médios produtores, até o transporte definitivo dos animais para o frigorífico onde eles serão abatidos.

 

“Com o PDOA, vai se conseguir ter volume de produção e continuidade para atender a demanda do frigorífico. O pequeno produtor que não tinha condições de fazer o transporte de seus 20, 30 animais até o frigorífico, em razão da distância, e, por isso, tinha de vender para um terceiro, um atravessador, vai poder levar esses ovinos para essa propriedade, onde vão estar animais de outros criadores, todos devidamente identificados, e que serão transportados juntos para a unidade de abate. Com isso ele não vai precisar vender para um terceiro, vai poder negociar diretamente com o frigorífico”, explica.

 

A quantidade mínima de animais para serem transportados de uma PDOA para o frigorífico, conforme Ana Cristina, vai depender da demanda e capacidade de transporte da própria unidade de abate. “Alguns frigoríficos vão transportar 100 animais de uma vez, já outros 240”, comenta, completando que o sistema foi testado no dia 7 de maio, na fazenda Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, onde está funcionando um projeto piloto.

 

Conforme portaria da Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal (Iagro) que regulamenta a instalação do sistema, cada PDOA deverá ter como infraestrutura mínima um curral com divisões e embarcador que atenda os princípios de bem estar e de sanidade dos animais. Cada propriedade de descanso deverá ter cadastro na Iagro e na Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), assim como um médico veterinário responsável.

Anuncio congado imagem

 

A 1ª secretária da Asmaco, diz que o PDOA poderá ser implantado em uma propriedade privada, ou mesmo na área de uma entidade, como um sindicato rural, por exemplo. A instalação dessas unidades vai depender da demanda apresentada pelos criadores e tem de ser autorizada e atender todos os requisitos sanitários estipulados pela Iagro e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Com o PDOA, Ana Cristina explica que o governo do Estado atende uma reivindicação apresentada pelos criadores durante os ciclos de palestras do Programa Proovinos, do Senar/MS e Famasul, realizados em diversos municípios. “Os produtores sempre reclamavam que por conta do tamanho do seu rebanho, tinham dificuldade em fornecer para os frigoríficos”. Com as propriedades de descanso esse problema será resolvido”, avalia.

 

De acordo com a Asmaco, o Estado possui atualmente um frigorífico de abate de ovinos em atividade, uma unidade que está em stand by e outras duas plantas que estão em fase de adaptação das instalações. O rebanho estimado é 497 mil animais, o que coloca Mato Grosso do Sul entre os dez principais produtores do País.

 

Fonte: Do Agrodebate


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!