Confirmados dois casos de raiva bovina em Londrina

Compartilhar

Dois focos de raiva foram confirmados na zona rural de Londrina nos últimos dias. O primeiro deles foi identificado no distrito de Guaravera na semana passada – quando um bovino morreu vítima da doença – e o segundo ontem, próximo a Irerê.

Segundo Carlos Eduardo Bonezi, coordenador de defesa sanitária animal da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab), não é comum a doença aparecer nesta região. "Tivemos seis focos em Sertanópolis no mês de junho e agora confirmamos mais esses dois. Visitaremos um raio de 12 quilômetros à partir dos focos para vacinar os animais das demais propriedades", explica Bonezi, que descarta a hipótese de uma epidemia.

A partir da próxima segunda-feira, a Seab deve estruturar novamente as equipes que participarão do trabalho.

Caso o produtor identifique um animal com sintomas da doença, a Seab indica que ele não seja sacrificado. ""Nós esperamos a morte do animal para que seja feita a coleta. Mandamos o material para Curitiba e em um dia já temos os resultados. Deveremos posteriormente fazer um controle da população dos morcegos hematófogos (que se alimentam de sangue), para dificultar a disseminação da doença"", completa Bonezi.

Fonte: Folha de Londrina


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: