Embrapa apresenta tecnologias em congresso nos EUA

Compartilhar

Embrapa apresenta tecnologias em congresso nos Estados Unidos

“O objetivo é debater com a comunidade internacional os princípios e os primeiros resultados obtidos com essa nova tecnologia, visando uma maior divulgação, bem como colher subsídios para novas aplicações e novos desenvolvimentos que atendam nichos específicos de mercado”

Protótipos de dois sensores diédricos que ajudam a tornar o manejo da irrigação mais preciso e direto e, assim, aumentar a produtividade agrícola, de forma sustentável serão apresentados na reunião anual de três instituições americanas – a Sociedade de Ciência do Solo, a de Agronomia e de Ciência das Plantas -, onde são esperados mais de quatro mil participantes, no período de 21 a 24 de outubro, em Cincinnati, no estado de Ohio, nos Estados Unidos.

Os aparelhos foram desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e tranferidos recentemente para duas empresas, uma brasileira – a Tecnicer Tecnologia Cerâmica, de São Carlos, e uma internacional – a Irrometer, dos Estados Unidos. Os resultados obtidos com os protótipos desenvolvidos pela empresa brasileira e testados por pesquisadores da Embrapa serão apresentados e discutidos no evento americano.

O pesquisador da Embrapa Instrumentação, Carlos Manoel Pedro Vaz, explica que serão apresentados dois trabalhos, um sobre sensores portáteis de umidade para uso em vasos domésticos e cultivo em casa de vegetação e outro para uso em campo. “O objetivo é debater com a comunidade internacional os princípios e os primeiros resultados obtidos com essa nova tecnologia, visando uma maior divulgação, bem como colher subsídios para novas aplicações e novos desenvolvimentos que atendam nichos específicos de mercado”, comenta.

Anuncio congado imagem

De acordo com o pesquisador, essa nova classe de sensores, denominados de tensiômetros de diédro é inovadora e foi patenteada pela Embrapa no Brasil e diversos outros países. “Foi o primeiro processo internacional de transferência de tecnologia realizado pela Embrapa Instrumentação e, com isso, espera-se que, em breve, as empresas licenciadas disponibilizem comercialmente diversos tipos de sensores como esses que estão sendo apresentados na reunião das sociedades americanas.

Sensor de irrigação

Saber quando e quanto irrigar é fundamental para a gestão e redução do consumo de água. Por isso, o desenvolvimento de sensores diédricos é uma contribuição da ciência e da tecnologia para a economia e preservação dos recursos hídricos, uma vez que o sensor é mais preciso, direto, confiável, rápido e fácil de ser usado em instrumentos portáteis, além de poder ser utilizado no campo, em laboratório, casas de vegetação e em jardinagem.

Diédro é o ângulo formado por duas placas, que podem ser uma de vidro e outra de cerâmica ou ainda ambas de vidro ou ambas de cerâmica. O sensor mede a tensão, ou seja, a força com que a água está retida no solo, com faixa de medição sem paralelo no mercado e que não requer manutenção de funcionamento. Sua sensibilidade para medir ampla faixa de tensão de água no solo permite verificar o momento correto para irrigar, nos mais diversos tipos de solos e substratos.

A falta ou excesso de água no solo pode trazer implicações graves ao produtor. O pesquisador Adonai Gimenez Calbo, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, explica que água demais pode levar à falta de oxigênio na raiz da planta e ainda causar doenças e, em caso de menor quantidade, a água pode ficar retida fortemente no solo e inibir o crescimento e reduzir a produtividade.

O sensor pode ser utilizado por produtores rurais, profissionais do ensino, profissionais da pesquisa e pelo público em geral e se destaca pela estabilidade, pela medição em uma escala ampla de tensões de água e por não demandar fonte de energia externa para funcionamento.

Fonte: Embrapa Instrumentação – Joana Silva


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!