Meteorologia: Acumulado excede os 60mm no AM

Compartilhar

Acumulado excede os 60mm em várias localidades do noroeste do Amazonas. Chuvas podem trazer transtornos e aumentar o nível dos rios desta região da Amazônia.

QUINTA, DIA 2

Sul
Uma frente fria organiza a umidade da Amazônia e a previsão é de chuvas nos três Estados da região Sul. Entretanto, de uma forma geral, o acumulado será baixo, não chegando aos 10mm. A chuva forte atinge os extremos norte e sul do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e no litoral, sul e oeste do Paraná, com acumulado entre 20mm e 30mm. O calor aumenta ainda mais no interior da região, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul, com máxima de mais de 35°C. Já no leste de Santa Catarina, a temperatura máxima permanece mais baixa. As rajadas de vento chegam aos 70km/h entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.

Sudeste
Na quinta, a chuva diminui no Espírito Santo e no leste e norte de Minas Gerais, mas ainda atinge São Paulo, Rio de Janeiro e o centro, oeste e sul de Minas Gerais. Há risco de chuvas fortes em todo o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com acumulado que varia entre 20mm e 40mm. A temperatura entra em elevação em São Paulo e Minas Gerais e o calor predomina em todo o Sudeste.

Centro-Oeste
Nesta quinta, o tempo volta a ficar seco no centro e norte de Goiás e leste de Mato Grosso. Já em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no centro e oeste de Mato Grosso, as chuvas prosseguem. O acumulado chega aos 50mm no leste de Mato Grosso do Sul e no centro de Mato Grosso. A temperatura volta a subir no Distrito Federal e em Goiás e o calor passa a predominar em toda a região.

Nordeste
Na quinta, a previsão novamente é de tempo seco e quente em boa parte do Nordeste. As poucas chuvas atingem o sudoeste da Bahia, litoral e zona da mata do leste do Nordeste – especialmente de Alagoas –, além do litoral norte da região, entre o Ceará e Maranhão.

Anuncio congado imagem

Norte
Nesta quinta, a chuva avança cada vez mais para o oeste da região. As chuvas fortes concentram-se sobre o norte de Rondônia, oeste do Pará, Amazonas e sul de Roraima. No noroeste do Amazonas, o acumulado excede os 60mm em várias localidades, podendo trazer alguns transtornos e aumentando posteriormente o nível dos rios desta região da Amazônia. Já em Tocantins, leste do Pará e no Amapá, o risco de chuva é menor. O calor predomina em boa parte da região, com máxima que passa dos 35°C em várias localidades do Amazonas e Pará.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
Na sexta, a frente fria e as áreas de instabilidade causam chuva no Paraná, Santa Catarina e no centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul. Há risco de temporais no extremo norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, com acumulado de mais de 60mm. Apenas na metade sul do Rio Grande do Sul o risco de chuva é menor. O calor predomina em toda a região, inclusive no leste do Rio Grande do Sul. No sábado prosseguem os temporais desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, com acumulado de mais de 60mm no centro de Santa Catarina. No domingo, os temporais avançam um pouco mais ao norte, atingindo o oeste e norte de Santa Catarina e todo o Estado do Paraná. O acumulado passa dos 60mm em várias localidades do leste, centro e sul do Paraná. Entre 6 e 10 de dezembro, ainda há previsão de chuva no Paraná, centro, oeste e norte de Santa Catarina e fronteira do Rio Grande do Sul e Uruguai. De forma geral o acumulado será baixo. Apenas no oeste do Paraná, ainda chove forte, com acumulado de mais de 70mm.

Sudeste
Na sexta, a chuva fica restrita a São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul e oeste de Minas Gerais. Há risco de temporais no sul do Rio de Janeiro, sul e sudoeste de Minas Gerais e no leste, oeste e sul de São Paulo. Algumas localidades paulistas receberão mais de 60mm em apenas 24 horas. No Espírito Santo, centro e norte do Rio de Janeiro e na maior parte de Minas Gerais não há previsão de chuva nesta sexta. O calor aumenta cada vez mais em todo o Sudeste. No sábado, a chuva atinge São Paulo, Rio de Janeiro e o centro e sul de Minas Gerais. Há risco de intensos temporais entre o nordeste de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro. No domingo, a chuva avança um pouco mais pelo Sudeste, atingindo o centro e sul do Espírito Santo, maior parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e em todo o Estado de São Paulo. O acumulado passa dos 60mm no sul de São Paulo e no centro e leste de Minas Gerais.

Centro-Oeste
Na sexta, a chuva fica mais fraca, mas ainda atinge boa parte da região Centro-Oeste. O calor predomina e a máxima passa dos 35°C no nordeste de Mato Grosso. No fim de semana, a chuva permanece isolada e com baixo acumulado sobre o Centro-Oeste. Entre 6 e 10 de dezembro, no entanto, voltam as chuvas generalizadas, com acumulado entre 30mm e 50mm na maior parte das localidades.

Nordeste
Na sexta, apesar do tempo seco e quente na maior parte da região, o destaque vai para a chuva forte prevista no litoral do Maranhão, inclusive em São Luís. Chuvas mais fracas atingem todo o centro e norte do Maranhão e norte do Piauí. No sábado, a chuva com baixo acumulado atinge o litoral sul da Bahia e o centro e norte do Maranhão. No domingo, a chuva com baixo acumulado atinge o centro e norte do Piauí e do Maranhão e o Estado do Ceará. Entre 6 e 10 de dezembro, volta a chover na maior parte do Nordeste, com exceção do litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e leste do Ceará. As chuvas serão intensas, variando entre 30mm e 130mm em boa parte da Bahia, Sergipe, litoral de Alagoas, oeste de Pernambuco, sudoeste do Ceará e centro e sul do Maranhão e do Piauí.

Norte
Na sexta, o destaque vai para a volta das chuvas ao Pará e Amapá por conta da propagação de uma área de instabilidade chamada de Zona de Convergência Intertropical. Além disso, a chuva forte ocorre por conta da propagação de um outro sistema meteorológico: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (ou pelo menos a borda deste Vórtice). A chuva forte atinge o litoral dos dois Estados, além de partes do Acre e oeste do Amazonas. Apenas em Tocantins, o risco de chuva é menor. O calor predomina em boa parte da região, com máxima de passa dos 35°C em várias localidades do Amapá, Tocantins, Amazonas e Pará. No sábado, a chuva forte atinge os Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. No domingo, a chuva forte concentra-se no oeste do Acre, norte do Pará e Amazonas, oeste e norte do Amapá e em Roraima. Entre os dias 6 e 10 de dezembro, a chuva migra completamente para o leste e norte da região e a previsão é de acumulados entre 30mm e 70mm em Tocantins, Pará, Amazonas, Roraima e no litoral do Amapá.

Fonte: Somar Meteorologia


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *