Soja: Demanda chinesa mantém expectativa de preços altos
Tendência de alta deve continuar com a demanda crescente e o embargo às exportações russas.
A firme demanda chinesa por soja deve manter a expectativa de alta nos preços futuros da oleaginosa no mercado global. Aliado a essa demanda, o embargo às exportações de alimentos da Rússia também pode contribuir para um suporte das principais commodities agrícolas, segundo analistas.
A China, maior importador mundial de soja, comprou um volume recorde nos primeiros sete meses deste ano, principalmente dos Estados Unidos, Argentina e Brasil. As importações chinesas de soja aumentaram 16,2% em relação ao ano passado, alcançando as 30,76 milhões de toneladas. Em julho, as compras totalizaram 4,9 milhões de toneladas e, em junho, um volume recorde de 6,2 milhões de toneladas.
Em 2009, a nação asiática importou 42,55 milhões de toneladas de soja, 13,67% a mais do que em 2008. Este ano, a expectativa é que as importações somem 50 milhões de toneladas, segundo a Associação da Indústria de Soja da China.
“É um momento extremamente delicado com tantos fatores podendo causar impacto nos preços. A China compra mais da metade da produção mundial de soja. E a demanda chinesa crescente irá dar sustentação às cotações a futuro da oleaginosa”, disse Zhang Xiaoping, diretor da American Soybean Association International Marketing.
Depois de a Rússia ter proibido suas exportações de grãos por conta da severa estiagem que atinge o país, os preços do trigo explodiram no mercado global. Analistas afirmam que isso irá também irá contribuir para um expressivo avanço da soja e do milho.
Zhang disse ainda que a boa notícia é que este ano é esperada uma safra recorde nas principais áreas produtoras dos Estados Unidos. Cerca de metade das compras da China tem origem nos EUA, e este ano a expectativa é o volume importado de produtores norte-americanos totalize as 23 milhões de toneladas, disse o diretor.
Paralelo a essas informações, o bloqueio chinês ao óleo de soja argentino gerou especulações de que haverá mais necessidade de soja este ano para a produção de óleo e, com isso, muitas empresas demandam mais matéria prima, segundo Liu Zhaofu, gerente geral da China’s Soybean Net.
Fonte: Redação NA – Com informações do China Daily
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!










