Projeto no Senado permite o registro de agrotóxico genérico

Compartilhar

Um agrotóxico mais barato, capaz de incentivar a produção no campo, estimular a concorrência entre fabricantes e reduzir o preço dos alimentos é o que promete projeto que tramita na comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

De autoria do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o texto (PLS 190/10) altera a Lei dos Agrotóxicos (Lei 7.802/89) para permitir o registro de produtos genéricos. Entregue ao senador Neuto de Conto (PMDB-SC) para relatar, a proposição será votada em decisão terminativa – aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado.


Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado.

Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. pela CRA. Se aprovada, seguirá para o exame da Câmara dos Deputados.

Na opinião de Heráclito Fortes, a iniciativa terá ainda o mérito de propiciar às empresas nacionais melhores condições para competir com as grandes multinacionais do setor. Em defesa do projeto, Heráclito alega que a ideia dos medicamentos genéricos de uso humano representou grande benefício para os consumidores brasileiros, obtendo excelente aceitação pela sociedade.

Conforme ressalta o parlamentar, na justificação do projeto, "os consumidores passaram a ter o direito de adquirir medicamentos com o mesmo princípio ativo daqueles de marca, mas por um preço bem mais acessível.


Sob inspiração do sucesso dos genéricos humanos, tramitam no Senado diversas proposições com o objetivo de instituir o genérico de uso veterinário. Essas propostas já estão em fase adiantada de tramitação, porém, tratam apenas de produtos de uso veterinário. Nenhuma contempla os defensivos agrícolas genéricos. Esta é a razão desta proposição".

Se lograr êxito, o projeto de Heráclito Fortes produzirá as seguintes mudanças na Lei dos Agrotóxicos: O dispositivo da lei que define agrotóxicos e componentes passa a definir também defensivo agrícola genérico como "o produto técnico equivalente a outro produto técnico já registrado"; Fica estabelecido que a avaliação da equivalência entre produtos técnicos para o registro de agrotóxico genérico respeitará os critérios da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação); O produto técnico registrado como defensivo agrícola genérico não poderá ser indicado como produto técnico de referência; A observância do direito de propriedade intelectual sobre o produto é responsabilidade do interessado no seu registro; As aquisições de agrotóxicos pelo poder público e o receituário agronômico adotarão obrigatoriamente a nomenclatura do princípio ativo do produto técnico; Nessas aquisições do poder público, o pesticida genérico, quando houver, terá preferência sobre os demais, em condições de igualdade de preço.
 
 
Fonte: Agência Senado


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!