Brf: cade aprova unificação no setor de carne in natura
O plenário do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira os pedidos de Sadia e Perdigão, em processo de fusão, para realizarem aquisições conjuntas de insumos e serviços, bem como atuarem de forma unificada no segmento de carnes in natura (comercialização e produção).
No segundo caso, o Conselho fez a ressalva de que será vedada "a integração das estruturas administrativas e comerciais" bem como "a demissão injustificada de pessoal". O Conselho também exigiu a "separação integral" dos respectivos sistemas de informação das empresas, além da manutenção das marcas e dos investidores de cada companhia.
O conselheiro Carlos Ragazzo, disse que a mudança é mínima no acordo assinado com as duas empresas. "Os dois pedidos foram aceitos, porque as empresas têm uma participação muito baixa no mercado de carne bovina in natura e na aquisição desses insumos", afirmou Ragazzo. Segundo ele, essa liberação é muito fácil de ser reversível. "Não vai ter integração de estruturas. Elas só vão coordenar aquisição conjunta desses insumos", explicou o conselheiro.
Em setembro do ano passado, o Conselho já aprovou a coordenação conjunta das atividades das empresas no exterior, também no segmento de carnes in natura.
A Brasil Foods (ex-Perdigão) ainda aguarda a aprovação da incorporação da Sadia pelo Cade. Caso ocorra, a empresa resultante vai se tornar a maior exportadora global de aves, e a segunda maior exportadora mundial de carnes.
Ragazzo não soube informar quando o processo de fusão irá a julgamento. Disse apenas que o Cade aguarda a instrução do processo pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda e pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça.
De acordo com relatório da Link Investimentos anterior à decisão, a autorização para a compra conjunta de insumos captura sinergias importantes, permitindo economia entre 3% e 5%, o que se refletira em melhores margens.
O presidente da Brasil Foods, José Antonio do Prado Fay, disse que "a princípio" a empresa não pretende pedir novas "flexibilizações" ao Cade. "Agora vamos buscar a aprovação [da operação]", observou. Ele afirmou ser difícil prever quando o Cade dará sua decisão final sobre o negócio, mas sua expectativa é de que o resultado saia ainda no primeiro semestre deste ano. "Nosso interesse é ter o mais rápido possível a aprovação para que as empresas possam operar juntas", acrescentou.
Folha Online, Estado Online, Brasil Econômico e Valor Econômico
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











