Estudos para facilitar importação de milho - Agron Agronégocios Online

Estudos para facilitar importação de milho

Compartilhar

Mapa estuda estruturas para facilitar importação de milho. Desde o ano passado, há pouco estoque interno do grão, o que elevou os custos da ração para a cadeia produtora de carnes.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta segunda-feira (13/6) que a pasta estuda “estruturas” para segurar a alta dos preços do milho no mercado interno. A saca de 60 quilos do cereal acumula só este ano valorização de mais de 40%. Além da menor produção na primeira safra (verão), exportações aquecidas de milho desde o ano passado reduziram a disponibilidade interna, elevando os custos da ração para a cadeia produtora de carnes. “Estamos trabalhando em estruturas, junto com o Ministério da Fazenda, para facilitar a importação no futuro”, disse o ministro durante jantar oferecido pela Sociedade Rural Brasileira (SRB).

De acordo com Maggi, a ideia é retirar taxas e facilitar os mecanismos para compra externa. Com isso, assegurou, os produtores serão desestimulados a segurar o grão à espera de cotações ainda mais altas. Numa espécie de “gatilho”, como exemplificou, as importações seriam acionadas em caso de alta expressiva do milho. A ideia, segundo ele, é ter tais “estruturas” disponíveis no ano que vem, quando, previu, os preços ainda deverão estar firmes. O ministro afirmou também que a pasta procura fazer com que os produtores se “interessem mais pelo milho de primeira safra”, com o intuito de estimular a produção.

Conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na semana passada, a produção na temporada 2015/2016 foi de 26 milhões de toneladas de milho de primeira safra (-12,8% ante 2014/2015) e de 50 milhões de toneladas na segunda, chamada “safrinha” (-8,4%).

Em relação ao seu primeiro mês à frente do Ministério da Agricultura, após saída da ministra Kátia Abreu, Maggi brincou que “ainda não deu tempo de esquentar a cadeira”, referindo-se aos compromissos que teve no período, incluindo uma viagem à China. Mas afirmou que recebeu a pasta “dentro da normalidade”. “Tivemos uma boa transição. A impressão que tenho é que teremos a oportunidade de fazer alguma coisa pelo setor.”


O ministro também comentou rapidamente sobre os recursos para o Plano Safra 2016/2017, anunciados ainda por Kátia Abreu no início de maio. “Estão bem ajustados. Conseguimos negociar emissões de LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) para os financiamentos”, disse. O Plano Safra 2016/2017 irá oferecer R$ 203 bilhões (+8%). No evento da SRB, Maggi será homenageado com a Medalha Mérito Rural 2016. No ano passado, o homenageado foi o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!