Milho em MT tem menor produtividade em cinco anos
No mesmo período, o custo de produção subiu 72% e atingiu valor recorde, segundo os cálculos do Imea.
A produtividade da milho em Mato Grosso, estimada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em 83,4 sacas por hectare, o menor volume dos últimos cinco anos, enquanto no mesmo período o custo de produção subiu 72% e atingiu patamar recorde.
Os técnicos do Imea observam que a quebra da produtividade, provocada pelas adversidades climáticas, “reflete diretamente no bolso do produtor mato-grossense, pois o ponto de equilíbrio, ou seja, o preço médio pelo qual cada saca de milho precisa ser vendida para cobrir o custo variável, está 37% superior ao da safra 2010/2011, registrando, assim, o maior patamar já visto”.
Segundo levantamento do Imea, a comercialização do milho da safra 2015/2016 avançou 2,5 pontos percentuais no mês passado e atingiu 65,8% da produção estimada em 21,24 milhões de toneladas. Os técnicos do Imea salientam que a previsão atual não considera ainda todas as novas quebras na produção do Estado, “devido ao fato de os números não serem totalmente seguros para pautar uma estimativa que incorpore tal dado”.
Eles comentam que o avanço observado no mês passado foi em grande parte no mercado físico, “mais especificamente no mercado interno, cujos preços disponíveis estão muito acima do visto nos últimos cinco anos nesse período, com média de R$ 15,88/saca, enquanto que a média do último mês foi de R$ 39,28/saca”.
Os técnicos explicam que as cotações disponíveis estão respondendo à evolução da colheita, “no entanto, sabe-se que restam poucas toneladas a serem comercializadas, o que está fundamentando os preços ainda elevados no mercado interno”. Eles acreditam que os números devem ficar mais claros no próximo relatório de comercialização do Imea, o qual deve incorporar uma nova estimativa de safra do milho 15/16.
A colheita do milho em Mato Grosso avançou 2,66 pontos percentuais nesta semana e atingiu 5,61% da produção estimada. Em 2015, no mesmo período, o avanço nos trabalhos de campo era de 2,17%.
FONTE: GLOBO RURAL. POR: VENILSON FERREIRA.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











