Soja safra: Máquinas e armazenagem

Compartilhar

Máquinas e armazenagem sentirão impacto de margens apertadas para soja.

 

O baixo volume de soja comercializada antecipadamente e as perspectivas de menores rentabilidades previstas para a safra 2014/15 no Brasil, que está começando a ser plantada, deverão reduzir o ímpeto de investimento dos produtores e impactar indústrias como as de maquinário e de armazenagem nos próximos meses, disseram especialistas.

 

Os preços da oleaginosa vêm despencando no mercado internacional nos últimos meses, em meio a perspectivas de colheitas recordes nos Estados Unidos e no Brasil, e já operam no menor patamar em mais de quatro anos.

 

Muitos produtores já sentiram que os preços oferecidos para a nova safra no Brasil serão menores. E se retraíram.

 

“Em níveis médios, é um ano de muito aperto, de evitar qualquer tipo de investimento que possa ser adiado”, disse o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja MT), Ricardo Tomczyk.

Anuncio congado imagem

 

Nos últimos dias, mesmo com o dólar batendo a maior cotação em seis meses ante o real, os negócios seguem travados, devido aos preços oferecidos. Cerca de 10 por cento da safra 2014/15 está comercializada antecipadamente, contra 25 por cento das vendas da safra 2013/14 um ano atrás, e 22 por cento da média histórica para o período, segundo estimativa da França Junior Consultoria.

 

“Os custos de plantio estão a descoberto, o que não é uma prática comum. Este ano foi muito atípico. O produtor se retraiu porque não via um mercado interessante, e o mercado só piorou”, acrescentou Tomczyk.

 

Os efeitos do aperto de rentabilidade já vêm sendo percebidos nas concessionárias de máquinas agrícolas no interior do país.

 

“O produtor sente que a perspectiva nos próximos meses é de retração. Ele está querendo ver o que vai acontecer, ele se resguarda”, contou à Reuters Renato Granato, gerente para Mato Grosso da Agro Amazônia, uma das maiores redes de revendas de máquinas agrícolas do Estado, o maior produtor de soja do Brasil.

 

Dados da Anfavea, associação que reúne as grandes montadoras do país, mostram que as vendas de tratores agrícolas e colheitadeiras de grãos entre janeiro e agosto desde ano, em volume, estão 17 por cento abaixo do registrado no mesmo período de 2013.

 

Estudo da consultoria Agroconsult apontou que o lucro dos produtores de soja, milho, trigo e algodão na safra 14/15 não será suficiente para manter o nível de investimento planejado. Em outras palavras, eles terão que recorrer ao mercado financeiro ou às suas poupanças para cobrir cerca de 2 bilhões de reais em investimentos.

 

Em 13/14, com margens mais folgadas e preços melhores, o saldo após investimentos ficou positivo em mais de 4 bilhões de reais. Em 12/13, o resultado positivo havia sido de quase 11 bilhões de reais.

 

CRIATIVIDADE NA ARMAZENAGEM

O final de 2014 e o início de 2015 também exigirá “criatividade” do setor de armazenagem, na palavra do responsável pelas vendas na América Latina da GSI, maior fabricante mundial de silos e armazéns.

 

“Nós temos que ser um pouco mais criativos. O ganho (do setor agrícola) foi muito fácil nos últimos anos”, disse o diretor de vendas e marketing para armazenagem da GSI América do Sul, José Luiz Viscardi Jr.

 

Ele lembra que linhas de crédito com juros abaixo da inflação oferecidas pelo governo brasileiro e investimentos de grandes tradings, que vislumbram os negócios não apenas no curto prazo, deverão manter um certo crescimento do setor.

 

No entanto, a redução das margens e o cenário eleitoral tornam mais difícil fechar negócios principalmente com pequenos e médios produtores.

 

“Pode haver um pequeno decréscimo (no ritmo de crescimento do setor de armazenagem). Temos um ano eletivo e isso contribui com uma retração do mercado, até termos uma definição do novo presidente”, afirmou o executivo.

 

Analistas apostam que ao longo de 2015 os recursos dos produtores estarão mais focados na aquisição de insumos necessários para garantir a boa produtividade da safra seguinte, como fertilizantes e defensivos. Além da compra de maquinário mais lenta, poderia haver uma redução no ritmo de expansão de área plantada já em 2015/16.

 

“Há uma redução na compra de máquinas, tratores e colhedeiras… Também haverá impacto em abertura de novas áreas… Acho que já pega um pouco a safrinha de milho em 2014 e a soja 2015/16”, projetou o diretor da consultoria MB Agro, José Carlos Hausknecht.

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que o plantio de soja que começa nas próximas semanas (safra 2014/15) crescerá cerca de 5 por cento ante a temporada anterior, para um recorde de 31,6 milhões de hectares, com os produtores ainda bastante capitalizados após alguns anos de margens folgadas. Além disso, a oleaginosa ainda será uma melhor opção que o milho em muitas regiões.

 

Fonte: Reuters. Autor: Gustavo Bonato.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!