Bovinos infectados por parasita preocupam produtores

Compartilhar

MG: Bovinos infectados por parasita preocupam produtores rurais.

 

Uberaba registra casos de bovinos infectados pelo parasita Tripanossoma vivax. O fato preocupa produtores por causa do risco de perdas, principalmente porque dezenas de animais já foram contaminados em algumas propriedades. O sinal de alerta foi dado pelo Sindicato Rural para adotar medidas de prevenção da doença tripanossomíase, que, apesar de não ser transmitida ao homem, está preocupando as autoridades, principalmente quanto ao medicamento, que é importado.

 

No Brasil, a doença foi observada inicialmente na região Norte do país e, há alguns anos, no Centro-Oeste, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Minas Gerais, inclusive em Uberaba, na última semana, foram diagnosticados surtos em rebanhos principalmente em bacias leiteiras. A doença é transmitida por moscas hematófilas e agulhas contaminadas, quando usado o mesmo material em vários animais durante a injeção de ocitocina, na hora da ordenha, para facilitar a liberação do leite.

 

“Estamos preocupados, pois é uma doença que está se alastrando e pode levar à morte, caso não seja tratada”, explica o médico veterinário do Sindicato Rural, Domingos Sávio Guerra. Ao mesmo tempo, ele tranquiliza a população, afirmando que não há riscos de o homem também contrair a doença ao comer a carne ou beber o leite do animal infectado, ou até mesmo ao ser picado pela mosca. Ele apenas pode ser um hospedeiro intermediário, transmissor do parasita.

 

Segundo Sávio, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária, acredita-se que no Triângulo Mineiro em torno de 20% a 30% dos rebanhos estejam contaminados. “Várias entidades estão mobilizadas nesta causa. Em Uberaba, o Hospital Veterinário está nos ajudando no diagnóstico da doença, e a Certrim vai realizar no dia 29 de setembro uma palestra para produtores, explicando sobre a doença. Enfim, a intenção é controlar a situação e evitar perdas para os produtores”, explica.

Anuncio congado imagem

 

Sávio revela que esta é uma doença tratável e que existe medicamento para isso, mas as doses não são produzidas no Brasil. É possível adquiri-las somente por meio do Ministério da Agricultura. O ideal é ter esse remédio em estoque para que seja utilizado assim que necessário. E para que isso aconteça, as entidades estão se mobilizando para fazer essa reivindicação ao Ministério da Agricultura, de forma a diminuir o prejuízo e a disseminação da doença.

 

Fonte: JM – Jornal de Maringá. Autor: Geórgia Santos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!