Empresa suíça quer implantar fazendas urbanas em SP
São Paulo, a maior metrópole do Brasil, abriga 12% da população do país. Nessa cidade extremamente polulosa e urbanizada, fica difícil imaginar espaços para o cultivo de produtos. Que tal, então, usar os topos dos edifíciospara fazer fazendas urbanas? Essa é a ideia da empresa suíça Urban Farmers, que já tem experiências no segmento em cidades como a Basileia, na Suíça, Haia, na Holanda, e Berlim, na Alemanha, onde possui um Urban Farmers box. De acordo com os representantes da Urban Farmers no Brasil, o cultivo é muito simples: dentro de uma estufa, em uma área de, no mínimo, dois mil metros quadrados, ervas, legumes, peixes e frutas poderão ser cultivados pelo sistema de aquaponia.
O modelo cultivo que a empresa suíça fez nascer na Basiléia é igual ao que já é praticado em empresas da Europa, Ásia e Estados Unidos, com a mesma tecnologia adotada de produção em larga escala, com a diferença de que as hortas nesses outros locais são mais simples e não possuem o sistema inovador de aquaponia. Essa grande produção gera anualmente 5 toneladas de vegetais e 850 kg de peixes em uma fazenda de 250 m2 na Basiléia. No final de 2012, a relações públicas Talita Campoi Marinho, de 29 anos, e seu marido, o engenheiro químico Daniel Pacheco, de 38 anos, assistiram a uma reportagem no programa Cidade e Soluções, da Globo News, que falava sobre uma horta que fica no restaurante River Park, em Nova York. O casal se interessou e decidiu conhecer o projeto pessoalmente. Nos Estados Unidos, eles descobriram que inúmeras empresas e pessoas estavam difundindo esse movimento ao redor do mundo. “Sempre tivemos vontade de empreender em projetos ligados a inovação e sustentabilidade. E quando identificamos a oportunidade, nos aprofundamos no tema”, conta Talita.
Depois de Nova York, eles foram a Londres, onde conheceram o The Crystal, um espaço futurístico que projeta para 2050 um modelo de cidades sustentáveis. De lá, foram à Basiléia, onde conheceram a equipe e a operação da Urban Farmers. Hoje, o casal se concentra nas buscas pelos locais perfeitos para a implantação e já tem uma lista de possíveis terraços.
Para a escolha do local, é preciso seguir alguns critérios. Além de uma área livre de, no mínimo, 2000 m² é essencial que os topos dos prédios tenham uma boa exposição ao sol, de acordo com o casal. Também é ideal que existam empresas consumidoras(supermercados, varejos, restaurantes) no entorno, em um raio de 10 km de distância. Daniel revela alguns dos 20 locais estudados na capital, como o shopping Cidade São Paulo, localizado na avenida Paulista, o Shopping Eldorado, na marginal do Rio Pinheiros, e dois extensos terrenos localizados nos bairros do Tatuapé e Barra Funda. Todos ainda em fase de análise para a implantação.
Além dos prédios, o projeto da Urban Farmers também quer implantar a aquaponia em terrenos. Em janeiro, o casal se reuniu com o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para discutir justamente os espaços que podem ser disponibilizados pelo poder público, em parceria, para as implantações. De acordo com Haddad, o novo Plano Diretor traz a revisão das áreas rurais para estimular a agricultura familiar e criar um corredor de proteção das áreas verdes, especialmente na Zona Sul do município. Segundo o prefeito, a cidade tem 30% de seu território dedicado à produção agrícola. De acordo com Fernando Haddad, esses projetos e programas como o de alimentação escolar, com pelo menos 25% de seus produtos derivados da produção familiar, “recuperam o senso de comunidade e de preservação, além de ampliar o horizonte para o desenvolvimento sustentável”.
Para tornar o projeto da Urban Farmers viável economicamente, a empresa espera atingir grandes redesvarejistas, restaurantes e revendedores de alimentos saudáveis. Mas, segundo Talita, apesar de o objetivo principal do negócio ser a parceria com empresas que fornecerão o espaço em troca do aluguel ou participação na empresa – dependendo do formato de negociação – a Urban Farmers também pensa em atingir o consumidor final com a criação de feiras regulares que demonstrem a importância das fazendas do futuro. “A Urban Farmers está muito ligada à educação e atingirá o público no geral, desde as crianças até aos idosos”, afirma Talita, de olho nos programas de alimentação escolar.
Para Daniel, o motivo principal de trazer para a capital paulista o projeto da Urban Farmers é suprir a necessidade e ademanda por alimentos saudáveis em larga escala. Além disso, há o desafio de produzir alimentos em uma cidade com características essencialmente urbanas. “A principal vantagem vem da logística, que vai permitir que o alimento seja consumido onde ele é produzido”, explica o engenheiro.
Segundo os membros da Urban Farmers, esse tipo de cultivo urbano pode economizar até 90% de água, em relação à agricultura convencional, além de eliminar totalmente a liberação de efluentes no meio ambiente porque o seu sistema é fechado. A aquaponia pode ser tanto de produção em escala industrial como doméstica. Por se tratar de um ciclo fechado, a produção não encontra a necessidade de adicionar qualquer agrotóxico ou antibiótico. Para Roman Gaus, fundador e presidente da Urban Farmers, que esteve no Brasil em agosto do ano passado, a empresa tem a intenção de reduzir em 80% o desperdício da cadeia produtiva. Segundo ele, na natureza tudo pode ser reciclado. “Vamos ‘perturbar’ o sistema e incumbir o fazendeiro! Ter preços mais justos, gastar menos em distribuição e gerar menos gastos com as fazendas urbanas”, finalizou Gaus.
Ainda que não revele os valores, Talita diz que o investimento inicial deve ser alto, mas a expectativa da empresa é promissora. A começar por São Paulo, a intenção é investir em espaços para a expansão dos negócios para outras cidades brasileiras e da América Latina. Na capital paulista, a estimativa é de que até o final do ano a primeira unidade de produção esteja concluída. A operação deve começar em 2017.
FONTE REVISTA GLOBO RURAL
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











