Pesquisa pode aumentar produtividade do gado nelore - Agron Agronégocios Online

Pesquisa pode aumentar produtividade do gado nelore

Compartilhar

Pesquisa genômica da Embrapa pode aumentar produtividade do gado nelore. As conclusões do trabalho científico feito 100% no Brasil ajudarão os melhoristas a trabalhar melhor o material genético.

Pesquisadores brasileiros da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia descobriram que a algumas relações genéticas comprometem o rendimento e qualidade da carne bovina da raça nelore, que representa 80% do rebanho nacional de gado de corte. A pesquisa, que começou há cerca de dois anos, foi executada em parceria entre o Laboratório Multiusuário de Bioinformática da Embrapa (SP), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), Embrapa Gado de Corte (MS), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). As informações foram divulgadas nesta terça-feira (14/6).

Na análise, foi feito um amplo mapeamento de CNVs (Copy Number Variations), como são conhecidas as regiões de duplicação genômica. Com isso, os especialistas concluíram que doenças genéticas podem estar diretamente ligadas a aspectos que afetam economicamente a carne, como sua qualidade, e que 64% do genoma de bovinos da raça apresentam regiões de variações de número de cópias.

“Os resultados obtidos identificaram regiões com CNVs que podem estar sob forte seleção na raça e que há regiões do DNA que afetam características de produção e qualidade da carne, conhecidos como QTL (Quantitative Trait Locus)”, diz o coordenador do trabalho, Alexandre Caetano, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Um total de 47 CNVs foram observados em frequências altas, baixas ou divergentes entre as raças nelore e holandesa, representando assinaturas de seleção que serão avaliadas em estudos futuros, podendo levar à identificação de regiões do genoma que controlam características de importância econômica para a bovinocultura.


Caetano conta que os genótipos de 700 mil marcadores moleculares de 1.700 animais foram analisados, resultando na detecção de aproximadamente 68 mil CNVs. Para comprovar os resultados, o grupo de cientistas sequenciou material genético de oito genearcas (touros que foram importantes para a formação da raça no Brasil), como contraprova. “A sobreposição dos resultados obtidos comprovou a solidez das análises realizadas, já que 92% das CNVs foram observados com os dois métodos”, ressalta o pesquisador.

Essas conclusões ajudarão os melhoristas a trabalhar melhor o material genético. Além disso, futuramente, poderão contribuir em novas pesquisas científicas para identificar genes causadores de doenças genéticas e/ou com impacto na produtividade de carne do nelore, em prol da pecuária de corte no Brasil.

O trabalho científico feito 100% no Brasil é uma derivação de outras pesquisas na área de genômica e marcadores moleculares, que mapearam regiões do genoma de organismos complexos, como os humanos e animais de produção. “Trata-se do mapa de CNVs mais extenso do mundo com bovinos dessa raça”, comemora o coordenador da pesquisa.

FONTE: GLOBO RURAL.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!