Colheita da safra 2020 de café arábica em 90%
Colheita da safra 2020 de café arábica supera 90% da área prevista.
Além do bom desempenho de produção, condições climáticas têm resultado em boa qualidade de grãos.
Na reta final, a colheita para a safra corrente (2020) do café arábica supera 90% da área, aponta o boletim da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), referente ao período de 24 a 28 de agosto, divulgado no sábado (29).
Além do bom desempenho de produção, as condições climáticas têm resultado em boa qualidade da produção. Sem a ocorrência de chuvas volumosas, as regiões produtoras de arábica ainda não vivenciaram a principal florada da próxima safra, que continua incerta. O mercado permanece atento às previsões de ocorrência do fenômeno La Niña, que poderá determinar intensidade de redução da produção – já esperada pelo efeito de bienalidade da produção.
A valorização do dólar permitiu a ampliação dos preços no mercado interno, que também têm sido sustentados pela ampliação do consumo de café dentro do lar. O indicador CEPEA para o arábica operou acima de R$600,00/saca e, para o conilon, acima de R$400,00/saca.
A maioria dos concursos de qualidade de café do País está mantida, seguindo adaptações em função da pandemia. Em Minas Gerais, o Sistema FAEMG divulgou o regulamento para o Cupping SENAR – Safra de 2020, exclusivamente para os produtores atendidos pelo programa ATeG, com o objetivo de incentivar a produção de cafés de qualidade.
FONTE: DATAGRO.

