Plantio tardio atrapalha colheita de algodão no MT
Por causa de um plantio tardio, a segunda safra de 12/13 de algodão só começa a ser colhida efetivamente no próximo mês de julho. O relatório de estimativa da colheita feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta sexta-feira (21), prova que em relação ao ano passado, o percentual de áreas colhidas no início deste ciclo é menor. Na comparação com a safra passada existe uma queda de 5,2 pontos percentuais dos 6,2% colhidos de algodão durante meados de julho de 2012.
“Como no começo deste ano as chuvas estavam muito intensas, a grande maioria dos produtores de algodão de Mato Grosso decidiram plantar um pouco mais tarde”. Por isto a maturação total das plantas ainda não pôde ser finalizada.
Os produtores que começaram a colher neste mês são os que trabalham em solos arenosos ou com baixa nutritividade na terra. Nestas condições, a planta fica estressada e se desenvolve mais rápido. As máquinas serão postas a solo predominadamente em julho”, pontua a analista do Imea, Elisa Gomes.
De acordo com ela, houve também uma redistribuição das quantias plantadas entre a primeira e a segunda safra. “Na safra 11/12, nós tivemos um total de 50% de áreas semeadas entre as duas safras. Já nesta rodada foram 30% de áreas plantadas na primeiro e 70% na segunda”.
O Imea mostra ainda que as áreas plantadas entre os últimos dois anos reduziram 37,4%. Na safra 11/12 foram 722,5 mil hectares semeados de algodão, mas na safra 12/13 foram 452,3 mil hectares da planta.
O agricultor Dirceu Pinhati Mendes, de Campo Verde no sudeste do estado, é um dos produtores que fizeram o plantio do ciclo tardio. “O ciclo de maturação das plantas nesta região não terminou. Por causa desta diferença de tempo, os preços pagos pelo algodão podem subir um pouco”.
Fonte: Agrodebate
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!