Crescimento da avicultura catarinense passa pelo invest

Compartilhar

Mesmo com dificuldades geradas pela instabilidade econômica, expectativa do setor é positiva para o segundo semestre de 2017

A avicultura catarinense é responsável por cerca de 25% da exportação avícola nacional, sendo que em 2016 embarcou 837 mil toneladas de carne de frango. Tudo isso em um cenário que gera 100 mil empregos diretos e abate 1,3 bilhão de aves por ano. Em roteiro pelas principais regiões produtoras do estado, a Expedição Avicultura constatou que o setor tem metas ambiciosas, tem apostado nos investimentos em tecnologia e se apoiado em pesquisas setoriais para superar os desafios causados pela instabilidade econômica nacional.

 

A região oeste é o principal polo avícola catarinense. Com a produção regional chefiada pela Aurora, terceiro maior processador de carnes do país, a expectativa é de crescimento no setor para os próximos anos. “Queremos passar de 1 milhão para 2 milhões de aves abatidas por dia”, revelou o presidente da Aurora Alimentos, Mário Laznaste, à equipe da Expedição Avicultura. Em 2016, a produção avícola representou 35,6% do faturamento da empresa, que atingiu a marca de R$ 8,5 bilhões.

 

Esses índices positivos passam pelo trabalho de pesquisa setorial realizado pela Embrapa Suínos e Aves, sediada no município de Concórdia. Com destaque para o projeto Boas Práticas de Produção na Postura Comercial, o BPP Ovos, que engloba empresas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo e recebe apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Orientamos os produtores a seguirem as regras ambientais, trabalhistas e sanitárias”, explicou o zootecnista da Embrapa, João Dionísio Henn.

 

No ano passado, o setor apresentou crescimento na produção, com 39,2 bilhões de ovos comerciais, registrando alta de 5,8% em comparação a 2015. Esse número foi impulsionado pelo consumo interno dessa proteína pelo brasileiro, que consumiu em média 50 ovos a mais por habitante no ano passado. “O primeiro passo foi visitar todas as granjas e fazer um diagnóstico. Saber quais eram os problemas, o que poderia melhorar. Observar na prática o conteúdo dos materiais e fazer adaptações, se necessário”, contou o pesquisador.

Anuncio congado imagem

 

 

 

Dificuldades

 

Crise econômica, preço dos insumos, Operação Carne Fraca e logística ineficiente. São vários os desafios enfrentados pela avicultura catarinense em 2017, mas a expectativa para o segundo semestre aponta uma recuperação na produção e exportação do estado. “A economia não aguenta mais a estagnação. E temos indicadores de que a situação vai melhorar. A recuperação pode não ser rápida, como queríamos, mas dá sinais de que é consistente. E a avicultura vai voltar a crescer”, avaliou o presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), o engenheiro agrônomo José Antônio Ribas Júnior.

 

Para o segmento conseguir avançar em seus índices, Ribas Júnior salientou que a logística estadual precisa de investimentos. “As nossas rodovias estão em péssimo estado, tanto para receber grãos quanto para enviar a carne para outros estados. Essa cadeia logística ineficiente encarece o nosso produto em 7%, perdemos competitividade”, destacou.

 

 ———————————————–

 

Sobre a Expedição Avicultura 2017

 

Em sua quarta edição, a Expedição Avicultura 2017 faz um novo diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia produtiva do frango no Brasil com visitas às principais regiões produtoras e exportadoras da proteína no país. Além dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contemplados nas edições anteriores, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, passam a fazer parte do roteiro. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e conta com o apoio da Boehringer Ingelheim, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, C. Vale Cooperativa Agroindustrial, Integra Foods, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e Grupo Renault.

 

 

 

Saiba mais em: www.expedicaoavicultura.com.br

 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!