Estimativa da produção da safra brasileira de soja - Agron Agronégocios Online

Estimativa da produção da safra brasileira de soja

Compartilhar

Consultor estima safra brasileira de soja em 98,1 milhões de toneladas.

Flávio França Junior considerou “nova realidade de produtividade” e revisou estimativas para baixo.

A safra brasileira de soja deve totalizar 98,1 milhões de toneladas no ciclo 2015/2016. A avaliação é do consultor Flávio França Junior, diretor da França Júnior Consultoria. O número representa uma revisão para baixo nas expectativas do especialista que, em março, acreditava em um volume de 99,47 milhões de toneladas.

Os estados que tiveram corte na estimativa de produção foram Mato Grosso, Paraná, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. De outro lado, houve revisão para cima nos números de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo (veja tabela abaixo).

Em relatório divulgado nesta sexta-feira (29/4), o consultor explica que sua avaliação levou em conta uma “nova realidade de produtividade” em função de problemas climáticos ocorridos nos últimos 30 dias.

Anuncio congado imagem

“Especialmente pelo clima predominantemente seco na região Nordeste, atingindo as safras de soja e milho (verão e inverno), e a estiagem observada na região central, atingindo a safra de inverno de milho, incluindo parte do Paraná, a região Sudeste e a boa parte da região Centro-Oeste”, diz ele, no relatório.

No milho, a estimativa para a produção no Brasil foi revisada de 87,13 milhões para 79,53 milhões de toneladas, somadas as culturas de verão e a safrinha. Em relação à temporada 2014/2015, o número representa uma queda de 9%.

A projeção para a safra de verão foi revisada de 27,63 milhões de toneladas para 26,46 milhões. E a safra de inverno foi revisada de 59,50 milhões 53,08 milhões de toneladas.

Colheita da soja

De acordo com o consultor Flávio França Junior, a colheita da nova safra brasileira atingiu 95% da área esperada até 29 de abril. Um pequeno avanço em relação à semana passada, quando a proporção era de 93% da semana anterior.

“O fluxo lento foi provocado pelas fortes chuvas que finalmente atingiram a região centro-sul e boa parte do centro do país”, avalia o consultor.

Nesta mesma época, no ano passado, a colheita estava em 97% da superfície total. A média dos últimos cinco anos é de 96% de área colhida.

FONTE: GLOBO RURAL. POR: RAPHAEL SALOMÃO.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!