Sebastião Nascimento faz homenagem ao Pantanal

Compartilhar

A homenagem de um jornalista apaixonado por essas terras.

“O pai morava no fim de um lugar/Aqui é lacuna de gente – ele falou: / Quase que só tem bicho, andorinha e árvore”. Manoel de Barros, o poeta do Pantanal.

Hoje é dia do Pantanal. Amanhã eu estarei no Pantanal. Nesse texto homenageando a magia pantaneira eu quero falar um pouquinho da menina Júlia, de nove  anos de idade, e do pantaneiro Cristóvão, que eu conheci quando elaborei uma reportagem na região em 2009.

Júlia morava – ou mora – em uma fazenda da Nhecolândia, coração do Pantanal selvagem. Inteligente e arguta, a menina conversava com dezenas de papagaios como se fossem seus irmãozinhos. Júlia caminhava com um pedaço de pão e os bichinhos a seguiam numa barulhenta algazarra. “Júlia, quero comer”, gritava um periquito. “Calma, tenho que repartir”, respondia Júlia.

Quando a menina preparava a comida para seu pai vaqueiro, os papagaios e os periquitos formavam grupos ao redor da casa. Gritando e pulando. E falando muito. A menininha estava terminando o curso primário e bastante preocupada em completar seus estudos. O drama é que a cidade ficava distante demais – não havia condução – e a escola não ia além das primeiras letras. Eu nunca mais vi Júlia. Daria tudo para saber se a pequenina foi morar na cidade com um tio ou primo. Júlia é um retrato do Pantanal imenso e solitário.

Anuncio congado imagem

Outro personagem que admirei por lá é Cristovão, um pantaneiro de corpo e alma. Ele tinha então 58 anos e, durante o período das águas, quando sua casa ficava totalmente isolada, levava horas e horas para chegar a Poconé, cidade mais próxima. Havia necessidade de comprar remédio na farmácia. Cristovão montava o cavalo pantaneiro, famoso por ser à prova d´agua e que virou o símbolo do Pantanal. “De todos os lados que olhamos é uma imensidão de água”, me disse Cristovão. Eram 20 quilômetros e muitas vezes o Cristovão levava até 10 horas no percurso. Ele e o cavalo. “E Deus”, afirmou.

O Pantanal vive seis meses sob seca absoluta e a outra metade do ano cercado de água.

Júlia e Cristóvão são filhos do Pantanal.

Homenageio a região que tanto amo falando dos dois e do cavalo pantaneiro. Vá ao Pantanal. Lá tudo é magia, beleza, silêncio e  solidão.

Fonte: SEBASTIÃO NASCIMENTO (GLOBO RURAL).


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!