Fungo trichoderma na agricultura orgânica
9 motivos para usar fungo trichoderma na agricultura orgânica.
Pesquisadores ensinaram o uso do microorganismo em tomates.
A região de Paty do Alferes (RJ) recebeu no último dia 7/11 um workshop de produção agrícola orgânica, realizado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) em parceria com o Sebrae. No evento, foi debatido os benefícios e manejo ideal do fungo trichoderma em tomates, mas que também pode ser usado em outras plantas.
Com a participação dos pesquisadores Dr. Wilson Tivelli, chefe da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (São Roque) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; e o produtor Fernando Ataliba, diretor técnico da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), listamos 9 motivos para utilizar o fungo em sua plantação.
1. Ciclagem de nutrientes:
Tem papel fundamental na nutrição e vigor da planta, gerando nutrientes.
2. Proteção contra doenças:
Capacidade de colonizar bem o sistema radicular e proteger as plantas contra vários patógenos.
3. Combate às pragas:
É uma das principais estratégias na atualidade para o manejo de doenças como a Verticillium em tomate e outras culturas economicamente importantes.
4. Menos agrotóxicos:
Como combate pragas e doenças, contribui para a redução do uso de agrotóxicos e, por consequência, dos danos causados por eles à saúde humana e ambiental.
6. Sustentabilidade:
Por reduzir químicos, polui menos e gera uma fazenda sustentável.
7. Versatilidade:
Pode ser pulverizado na soja, no algodão, em morangos, tomates e batatas.
8. Sem resíduos:
Por ser um controle natural, o trichoderma não deixa resíduos nos alimentos.
9. Sementes mais saudáveis:
Pode ser utilizado no tratamento de sementes, evitando que doenças atinjam as plantas nesse estágio.
Fonte: Globo Rural.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











