Ferramentas de gestão ao produtores
MS: Encontro da agricultura apresenta ferramentas de gestão ao produtor.
A programação do 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados discutirá temas importantes para a melhoria da produção e gestão da pequena propriedade rural. O evento, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro na Embrapa Agropecuária Oeste, reúne produtores familiares de 12 municípios da Grande Dourados para conhecer novas tecnologias para o campo.
É uma promoção da Prefeitura de Dourados, Embrapa, Sebrae/MS e Agroform. No dia 5 (quinta-feira), primeiro dia do evento, a parte da manhã será dedicada à gestão eficiente do negócio rural. Três técnicos do Sebrae passarão informações ao pequeno produtor sobre mercado e gestão, com foco na olericultura (produção de hortaliças e legumes). Às 10h, começam três importantes palestras sobre o assunto. No auditório principal, Priscila Terrazzan falará sobre “Inovação e Tendências do Mercado de Olericultura”.
Na Sala 1, Moacir Kretzmann abordará o tema “Vender mais – Estratégias de comercialização de hortaliças”. Já no Miniauditório, Onassis Luiz Gonçalves tratará do “CRIATF – Programa de reprodução inteligente. Essas palestras serão repetidas na tarde do dia seguinte, com início às 15h e 16h. Na parte da tarde do dia 05, às 14h, no Miniauditório, tem a palestra “Boas praticas de manejo na piscicultura”, com a professora Márcia Russo, da UFGD; e às 14h30 o tema abordado será “Como certificar seus produtos”, com Olácio Komori, da Associação de produtores orgânicos de MS. No dia 6 (sexta-feira), às 9h, na Sala 1, tem a palestra sobre recuperação de áreas degradadas, com a professora Zefa, da UFGD.
Também às 9h, no Miniauditório, o assunto discutido será “Planejamento de produção e gestão de propriedade”, com Gilberto Silva de Macedo, da Agraer. É mais uma ação de iniciativa do prefeito Murilo, que reuniu os parceiros para promover mais este grande evento em Dourados. A proposta do prefeito é promover o desenvolvimento regional, através da disseminação de tecnologia e atração de investimento.
O encontro tem apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamento Lagoa Grande e Amparo. A sede da Embrapa, onde acontece o evento fica na BR-163, saída para Caarapó. As atividades acontecem das 7h30 às 17h.
Fonte: Agora MS.

