Agricultores em MG preparam a terra com arados
Agricultores em MG preparam a terra com arados puxados por bois
Com a vontade de reviver uma tradição, agricultores de Minas Gerais promoveram um multirão para preparar a terra para o plantio. Como se fazia antigamente, os arados foram puxados por bois.
A Serra da Mantiqueira, região do sul de Minas Gerais, é formada basicamente por pequenas propriedades. Além do leite, do milho, do feijão e do arroz, por lá também se cultiva a tradição.
No município de São Sebastião do Rio Verde, o agricultor João Carlos Pinto e seu tio, José Raimundo da Silva, dividem os afazeres da roça com o feitio de carros de boi. Por ano, tio e sobrinho recebem duas ou três encomendas. A maior parte da clientela procura os dois para pequenos reparos.
É na propriedade do João Carlos que o pessoal se reuniu com suas juntas e carros de boi. Os carros de boi levam os arados até a fazenda que recebe o mutirão, em Pouso Alto, a 15 quilômetros de distância. O trajeto, que demoraria três horas, chegou ao destino já na escuridão da noite, cinco horas e meia depois da partida.
No dia seguinte, com os bois já descansados, o mutirão ficou pronto para o trabalho. Eles juntaram 16 arados, 42 juntas e 84 bois.
O agrônomo Júlio César Silva, da Emater de Pouso Alto, explica como é o trabalho nesse relevo cheio de morros: “Os animais são conduzidos em nível. É fundamental isso para se evitar erosão. As cabeceiras da dos morros é onde concentra a maior queda da água. O sulco sendo feito em nível começa a quebrar a velocidade da água que vai descer para as partes mais baixas”.
Fonte: Globo Rural

