Efeito da linhagem genética sobre leitões

Compartilhar

INTRODUÇÃO

A seleção genética para uma maior prolificidade alcançou bons resultados, aumentando o tamanho da leitegada. Assumindo que a capacidade do útero em manter o número de fetos inteiramente formados até o parto é limitado, é aceitável que se estabeleça uma correlação negativa entre o aumento do número de fetos e o seu crescimento individual (1). Sendo assim, vários autores observaram aumentos na desuniformidade do peso dos leitões dentro de uma mesma leitegada, bem como a redução do peso médio da leitegada, devido à seleção genética para tamanho de leitegada (2, 3). O peso ao nascimento e a variação do peso dentro da leitegada representam um fator de interesse, uma vez que tem sido mostrado que estão positivamente correlacionados com a mortalidade pré-desmame (4). Em leitegadas com grandes variações na uniformidade ao nascimento, os leitões menores são excluídos do acesso aos tetos funcionais e produtivos, devido a desvantagem em competir com os leitões maiores pelos melhores tetos. Estes leitões apresentam uma menor ingestão de colostro e de leite, o que leva à uma menor aquisição de imunidade passiva levando a um estado nutricional baixo (5). Consequentemente, os leitões menores são comprometidos fisiologicamente em termos de reservas de energia, sendo mais susceptível a hipotermia (4). Em adição, leitegadas com maior variação no peso ao nascimento, também apresentam maiores variações de peso ao desmame, este fato como não é desejado, resulta em um manejo mais complicado. Leitões que nascem com pesos abaixo da média apresentam índices de crescimento mais lentos e idade mais avançada ao abate (6). Desta forma, objetivou-se com este estudo avaliar a influencia da linhagem genética sobre a variação do peso, uniformidade e mortalidade dos leitões ao parto nas fêmeas hiperprolificas atuais.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram utilizados 18.609 leitões de 1.200 fêmeas suínas multíparas das três principais linhagens genéticas de alta prolificidade no Brasil. Os dados foram coletados em um total de 6 granjas (duas por linhagem genética) nas regiões Sul e Sudeste do Brasil durante o mesmo período do ano (Dezembro 2015 a Março de 2016). As variações nas condições ambientais no interior das instalações foram registradas diariamente por meio de equipamentos “dataloggers”. Os regimes de alimentação, manejo nutricional e reprodutivo seguiram aqueles recomendados pelas respectivas empresas das genéticas avaliadas. Todas as fêmeas foram pesadas aos 110 dias de gestação e ao desmame. Ao parto, todos os leitões foram pesados individualmente, depois novamente às 24 horas pós-parto e ao desmame. Ao total foram utilizados 8.914, 6.581, e 3.114 leitões respectivamente para a genética A, B e C, de um total de 570, 414, e 216 fêmeas, respectivamente para genética A, B e C. As analises estatísticas foram realizadas submetendo os dados aos testes de normalidade, e quando necessário foram transformados para a análise. As análises foram feitas usando o modelo linear generalizado (GLM) e PROC MIX do programa estatístico SAS (versão 9.2). Foram inseridos no modelo os efeitos da granja, ordem de parto, temperatura e linhagem genética.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Anuncio congado imagem

Os resultados do estudo encontram-se na tabela 1(imagens). Foi obervado efeito da linhagem genética sobre o numero de leitões nascidos totais e vivos (P<0,05). Onde as fêmeas da linhagem A apresentaram 15,81 nascidos vivos, 16,17 da linhagem B e 14,83 da linhagem C. O numero de leitões ao desmame também foi influenciado pela linhagem, sendo que as linhas A e B apresentaram um numero de leitões em média mais alto quando comparados com a linhagem C (12,57 vs. 13,02 vs. 11,66; respectivamente).  

CONCLUSÕES

A variabilidade do peso ao nascimento é um fator que impacta economicamente o sistema de produção. Os nossos achados indicam claramente haver um efeito da linhagem genética sobre a maior variabilidade e maior incidência de leitões de baixo peso ao nascimento. Desta forma, a escolha da genética associado com um manejo nutricional adequado auxiliarão na melhora da variação do peso ao nascimento e consequentemente, na maior sobrevivência dos leitões durante a fase de lactação e com isso, impactar positivamente na diminuição da taxa de mortalidade e proporcionar aumento do ganho econômico do sistema de produção.

 

 

 

 

 

Fonte: Alcici, P.F.1; Silva, B.A.N.2; Silva, K.F.1; Costa, M.X.1; Souza, J.P.P.1; Oliveira, N.C.1; Melo, M.L.1; T.V. Albuquerque3


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!