A espetacular história de um tratamento contra o câncer
No fim dos anos 2000, um grupo de trinta adultos e crianças com leucemia linfoide aguda buscaram a última esperança. Resistentes a todos os tratamentos conhecidos, essas pessoas se submeteram a um estudo clínico com uma estratégia inédita anticâncer.
Se desse certo, estariam salvas, pelo menos por um tempo. Se desse errado, a sua morte não seria em vão, e as gerações seguintes seriam gratas pelo conhecimento que essa experiência proporcionou. A ideia era impressionante. Linfócitos dessas pessoas seriam retirados do sangue e infectados por um vírus completamente alterado pelos cientistas. Foi um dia um vírus de herpes. Agora é um fragmento desse vírus que contém um gene que localiza os linfócitos da leucemia.
Acoplado a esse gene, dois fragmentos proteicos, fruto da genialidade de muitos cientistas, cuja função é fazer com que esses fragmentos-caçadores-de-células leucêmicas ficassem ainda mais poderosos A parte ruim do vírus, que causa infecção herpética, foi removida, calma !
Os linfócitos eram retirados do sangue do paciente. Infectados pelo vírus modificado, que se transformava em uma divisão ninja contra um tumor absolutamente fatal. Os linfócitos transformados pela mão humana chamaram-se CAR-T. Os resultados de sua ação, espetaculares. Vinte e seis dos trinta pacientes tiveram todas as células leucêmicas no sangue destruídas.
Nos próximos meses e anos o nosso trabalho será preparar laboratórios capazes de modificar o material genético de vírus e inserirem células de defesa do corpo para atacar câncer. Nosso sistema imunológico. Nossos irmãos mais antigos na evolução. Juntos. Que final incrível para uma história de tanto sofrimento como o câncer.
Fonte: Veja / Blog. Por: Bernardo Garicochea.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











