Genética quantitativa - Agron Agronégocios Online

Genética quantitativa

Compartilhar

Autor(es): Mônica Corrêa Ledur ; Jane de Oliveira Peixoto 

A teoria da genética quantitativa é a base para o melhoramento genético tradicional, fundamentado na seleção dos melhores indivíduos, utilizando para isso informações fenotípicas do próprio animal e de seus parentes. Essa seleção é realizada sem o conhecimento do número e do efeito dos genes que atuam na determinação das características de interesse. Essa abordagem tem assegurado ganho genético contínuo em todas as características de produção em aves.

A genética quantitativa é a parte da genética que estuda as características quantitativas, enfatizando sua herança e os componentes determinantes de sua variação. As características quantitativas são controladas por vários genes, cada um com efeitos relativamente pequenos e são muito influenciadas pelo ambiente, apresentando variações contínuas dentro das populações. Em geral, a maioria das características de importância econômica são quantitativas. Como exemplo podem ser citadas as características: peso aos 42 dias de idade, conversão alimentar, rendimento de carcaça, entre outras. Devido a esse comportamento, tais características são estudadas em nível de população, por meio de parâmetros como média, variância e desvio-padrão. Dessa forma, podem ser estimados parâmetros genéticos essenciais para o uso em programas de melhoramento, como herdabilidades, correlações genéticas e ganhos genéticos. A herdabilidade é a proporção herdável da variabilidade total da característica, a correlação genética mede o grau de associação genética entre duas características e o ganho genético exprime o avanço decorrente da seleção para uma característica na geração seguinte em relação à população original.

No processo de seleção das melhores aves para características quantitativas de interesse, utiliza-se um modelo genético que considera que o fenótipo observado é resultado da ação de fatores genéticos, fatores ambientais e da interação entre os componentes genéticos e ambientais. Assim, o desempenho produtivo de uma raça ou linhagem é determinado pela sua constituição genética somada ao meio ambiente em que é criada. Por meio ambiente entende-se não só o local onde o animal é criado, mas também a nutrição, a sanidade e o manejo geral que lhe é imposto.

As taxas de ganho genético que foram e ainda estão sendo obtidas em programas de melhoramento genético, demostram claramente o poder do uso da genética quantitativa na seleção. Porém, o conhecimento sobre as regiões genômicas que controlam as características de interesse na avicultura vem aumentando drasticamente, o que possibilitará, nas próximas décadas, a complementação dos métodos tradicionais de melhoramento, visando ganhos genéticos adicionais. Para que isso ocorra há a necessidade de maior integração entre a genética molecular e quantitativa no melhoramento animal.


fonte:http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/frango_de_corte/arvore/CONT000g2g95k4602wx5ok0ghx3a9mlxjauh.html


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!