Expedição confere colheita nos EUA
A produtividade das lavouras norte-americanas se tornou uma incógnita nesta safra, devido à seca de mais de um mês enfrentada durante o desenvolvimento das lavouras no Corn Belt, o cinturão do milho e da soja dos Estados Unidos. A Expedição Safra Gazeta do Povo percorre o núcleo dessa região durante dez dias, a partir de sexta-feira, para conferir o resultado da temporada.
A viagem marca o início das atividades de campo da Expedição Safra 2013/14, que chega a sua oitava edição consecutiva. A conferência dos resultados das lavouras norte-americanas ocorre num momento em que a América do Sul finaliza seu plano de cultivo. As informações do projeto prometem ajudar o setor na tomada de decisões sobre a temporada, incluindo comercialização e investimentos.
Os Estados Unidos esperam colher 85,7 milhões de toneladas de soja – 3,7 milhões ou 4% a mais do que em 2012/13. No milho, a expansão prevista é de 77,8 milhões de toneladas ou 28% sobre a temporada passada, que foi limitada a 273,8 milhões de toneladas por uma seca histórica que reassentou o mercado internacional. O recuo foi de 12% sobre a produção de milho da temporada 2011/12 e agora a linha de crescimento tende a ser retomada.
A nova edição vai aprofundar discussões sobre o mercado global das commodities agrícolas e o potencial de expansão das lavouras. Para isso, as questões relacionadas à demanda vêm sendo constantemente abordadas. Na viagem aos Estados Unidos, o tema será abordado com produtores e analistas que acompanham o dia a dia na Bolsa de Chicago.
Sul
O roteiro traçado para acompanhar o plantio no Brasil, que começa a ser cumprido ainda em outubro, abrange as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e a nova fronteira de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MaToPiBa). No início de 2014, durante a colheita sul-americana, nova sondagem será realizada nas principais regiões de cultivo do país, com trabalho estendido também as lavouras do Paraguai e da Argentina. A viagem extra de 2013/14 será para a África, continente com demanda crescente para alimentos e tecnologias de produção.
Preços refletem produtividade inicial da colheita
As cotações da soja e do milho registradas na Bolsa de Chicago no último mês mostram que, diante da demanda internacional sustentada, a colheita norte-americana vem sendo melhor do que o setor produtivo temia. Regiões que enfrentaram calor e falta de umidade ainda têm condições de render mais de 3 mil quilos da oleaginosa e de 10 mil quilos do cereal por hectare.
Faz cinco semanas que o milho oscila abaixo de US$ 5 por bushel. A soja esteve acima de US$ 14/bu pela última vez em 3 de setembro na Bolsa de Chicago. Como os índices de dois terços das lavouras não foram aferidos, por outro lado, ainda há possibilidade de a tendência de baixas ser revertida ou amenizada. Os resultados dos cinco estados que são responsáveis por mais da metade da produção nacional – Iowa, Illinois, Nebrasca, Minnesota, Indiana – devem definir as cotações que estarão em vigor na época da colheita sul-americana.
Fonte: Gazeta do Povo.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











