Desafios sanitários da pecuária de corte e leite exigem soluções de ação rápida e eficaz, indicam produtores e veterinários - Agron Agronégocios Online

Desafios sanitários da pecuária de corte e leite exigem soluções de ação rápida e eficaz, indicam produtores e veterinários

Compartilhar

O descuido com a sanidade dos bovinos pode ter custo alto para o pecuarista. Afinal, para cada dia de tratamento, perde-se um dia de produção, em média – seja em ganho de peso ou em produção de leite. Por isso, é preciso estar atento a soluções de ação rápida e eficaz, que minimizam as perdas e potencializam a saúde do rebanho, para que os bovinos alcancem seu máximo potencial produtivo, evitando e tratando as mais diversas enfermidades, como pneumonias, mastites, diarreias e pododermatites.

Ricardo Malheiros, da Peregrino Agropecuária, sediada em Morro da Garça (MG), conta que a mastite tem sido um desafio constante em seus 30 anos de atuação na produção de leite. O mesmo problema foi enfrentado pelo veterinário Augusto Barp Menegat, que atua em Gaurama (RS), com a Agropecuária Balde Cheio e a Consultoria Veterinária Feijó. Menegat passou por situações graves de perda de tetos e seca do quarto mamário das vacas. Sozinha, essa infecção pode causar prejuízo de 40% na produção leiteira.

Já o veterinário Juarez Silva, de Luz (MG), destaca uma constante preocupação com as infecções respiratórias. Ele relata que o manejo do problema durava até cinco dias, causando perda imensa na produção. O cenário mudou quando ele conheceu o antibiótico Forcyl® que exigiu apenas uma dose para solucionar o desafio. O antibiótico Forcyl® da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo e que está completando 10 anos de presença no Brasil, é produzido na França, sob controle rígido de qualidade e com características especificas, patenteadas pela empresa, além de ter sido o primeiro produto com esse posicionamento no mercado brasileiro.

“Tivemos uma taxa de cura muito boa. A partir disso, no bezerreiro, a primeira opção para o tratamento de pneumonia é Forcyl®, porque facilita demais o manejo e o resultado é muito bom”, destaca Silva. Com alta eficácia já reconhecida por estudos científicos, o medicamento é indicado para o tratamento de infecções respiratórias causadas em bovinos pelas bactérias Pasteurella multocida e Mannheimia haemolytica, sendo uma importante solução para os rebanhos que enfrentam obstáculos ambientais constantes.

Outro produto exclusivo da Vetoquinol Saúde Animal, também produzido na França é o Tolfedine®, reconhecido como aliado da rápida recuperação dos animais em rebanhos leiteiros. “Uma aplicação de dose única fez a vaca ficar em pé no dia seguinte. Os produtos estão sendo acrescentados na farmácia da fazenda, especialmente para a mastite ambiental, que é bem complicada”, pontua Ricardo Malheiros, da Peregrino Agropecuária.


“Forcyl® é o que tem de melhor para mastite ambiental. Associado a Tolfedine®, os quadros de perda de teto e seca do quarto mamário desaparecem”, complementa Augusto Barp Menegat. Os pecuaristas avaliam que em um cenário de desafios diários é preciso investir em soluções de ação rápida e eficaz – uma garantia de que as propriedades alcançarão seu máximo potencial de produção e lucratividade, bem como de sustentabilidade.

Antimicrobianos

“Quando um problema de casco surge na fazenda, a dor de cabeça é certa”. É o que diz Aleixo Alves, proprietário da Fazenda São Bento de Baixo, em Pontalina (GO). O problema se disseminou no seu rebanho e nenhum medicamento resolveu o problema. Foi então que ele conheceu Acura®, antimicrobiano da Vetoquinol®. “Daí em diante não fiquei mais sem porque resolveu o problema que eu tinha. É um produto que eu uso e indico. O resultado é muito positivo”, relata o pecuarista.

Contra infecções desse tipo, Acura® e Acura Max® são soluções definitivas. Ambos são compostos por ceftiofur e atuam em bactérias gram positivas e gram negativas, e podem ser utilizados em infecções respiratórias e no tratamento das mastites, diarreias, metrites e pododermatites. Por sua vez, Acura Max® também possui meloxicam, de ação anti-inflamatória, e é de dose única.

Vitor Beneli, da Maré Agropecuária, de Avaré (SP), enfatiza que as duas soluções compõem sua primeira opção para tratar doenças infecciosas nos bovinos. “Acura® tem formulação inovadora e carência zero para o leite. Já Acura Max® promove a recuperação rápida com baixa carência. Com essa dupla da Vetoquinol® o retorno dos animais à produção é rápido e a lucratividade do rebanho também.”

A linha terapêutica da Vetoquinol® está disponível em todo o país. “Nossa linha contra infecções em bovinos de corte e leite é completa e eficaz. Com antimicrobianos, anti-inflamatórios e antibiótico, temos um dos mais completos e eficazes portfólios do mercado, conforme os depoimentos de nossos parceiros”, afirma Antônio Coutinho, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol®.

VÍDEO – Vetoquinol completa 10 anos no Brasil: https://youtu.be/OECpa4y1tKE

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: http://www.vetoquinol.com.br


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!