Cinco itens para observar na hora de cercar a propriedade. Uso arame liso ou farpado? - Agron Agronégocios Online

Cinco itens para observar na hora de cercar a propriedade. Uso arame liso ou farpado?

Compartilhar

O cercamento de uma propriedade rural é importante para manter a produção segura, organizada e protegida. “Porém, a produção agropecuária brasileira é complexa. Cada região tem características próprias, inclusive de solo, índice pluviométrico, topografia e outros fatores ambientais. Essas diferenças são importantes e devem ser observadas na hora de realizar o cercamento, pois a eficácia dos arames e cercas depende da boa escolha do produtor”, explica Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Bekaert, empresa referência no mercado nacional de arames e tecnologias para o agronegócio.

Vianna informa que se a fazenda é de pecuária, é necessário avaliar se há pastejos rotacionados que exigem cercas convencionais ou eletrificadas, observar o próprio manejo dos bovinos que é feito em currais ou a necessidade do uso de telas específicas, seja para caprinos, ovinos e ou outros sistemas de produção. Na agricultura, a aplicação de arames é essencial em parreirais, latadas, espaldeiras, secadores de grãos, silos de superfície, condução de frutas e hortaliças, entre outros. Além da proteção de lavouras contra o ataque de animais silvestres e exóticos. “Ou seja: arames e cercas estão no cotidiano dos produtores rurais. E isso independe do seu porte. Mas como são itens essenciais para qualquer produção, é fundamental estudar e escolher os materiais corretos para os diferentes usos”, pontua o especialista da Belgo.

Guilherme Vianna relaciona cinco itens – ambientais ou físicos – a serem considerados ao fazer o planejamento correto do cercamento das propriedades rurais. São eles:

1 – Agressividade do ambiente

É a influência do tipo de solo, da água e de possíveis agentes naturais e químicos levados pelo ar que podem reduzir a vida útil do material usado na construção de instalações rurais. Alguns ambientes se destacam pelo alto nível de agressividade como fontes de águas salinas, áreas próximas a lavouras que exigem o uso constante de adubações e defensivos para controle de pragas, solos ácidos etc. Assim, quanto maior a agressividade dos ambientes e dos agentes corrosivos, maior a necessidade de proteção do arame: mistura e revestimento de elementos minerais, químicos ou orgânicos que proporcionam maior durabilidade. Um destaque é a galvanização, quando arames, balancins, pregos, grampos e acessórios, por exemplo, são cobertos com camada de zinco. Isso impede o contato do material com o ambiente. Quanto mais espessa a camada de zinco, maior a vida útil do material. Pode haver também a adição de alumínio ao zinco (Bezinal), tornando a proteção ainda mais eficaz.

Anuncio congado imagem

2 – Materiais usados na sustentação e ancoragem das estruturas:

Os materiais usados para a sustentação e a ancoragem das estruturas (postes, estacas, mourões, travesseiros, escoras e outros) são essenciais, mas podem ser agressivos aos arames e também sofrer com a agressividade do ambiente. É possível classificar esses materiais de acordo com suas composições estruturais, resistências, custo e impacto ecológico. A madeira de lei normalmente tem alta durabilidade, alto custo e pode liberar resinas corrosivas para os arames. Já o eucalipto tem boa durabilidade. Quando preservado e tratado de maneira correta, o eucalipto pode durar até 20 anos. Já o poste de aço vem se apresentando como uma ótima solução para cercas rurais, sendo muito durável e resistente ao impacto dos animais. Concreto e plástico também são materiais a serem considerados.

3 – Topografia

A topografia – ou a regularidade da superfície do terreno – determina a distância entre os postes ou mourões, intermediários ou de meio, usados para sustentar e direcionar os arames. A superfície regular é aquela em que a distância entre os extremos de uma cerca (local de instalação das estruturas de esticamento dos arames) não tem variação de direção (curvas) nem alterações bruscas no relevo (depressões, valos, subidas e descidas). Os fios de arame devem estar sempre paralelos ao solo, evitando que as cercas fiquem com espaços entre o solo e o primeiro fio de arame. Os vãos podem permitir a passagem de animais ou a altura do fio superior pode ser insuficiente para evitar que os animais pulem a cerca.

4 – Tipo de solo

O tipo de solo deve ser avaliado antes da aquisição do material, pois a montagem da estrutura para suportar a tração dos arames deve ser dimensionada de acordo com a técnica e a viabilidade para obter estruturas firmes e estáveis. Quanto maior a quantidade e a carga de ruptura dos arames, maior deve ser a resistência da estrutura que suportará a força exercida após o esticamento dos arames. Como não é possível alterar a estabilidade do solo onde se pretende instalar uma cerca, é melhor escolher arames com carga de ruptura menor. Para a construção de cercas em terrenos acidentados, solos arenosos ou estruturas curtas, o arame escolhido deve ter baixa carga de tração, exigindo estruturas simples e mais baratas. Para solos firmes, as estruturas devem ser dimensionadas para alcançar o maior espaçamento entre os mourões ou postes de sustentação ou intermediários.

5 – Carga de ruptura dos arames

Os arames variam em função da carga de ruptura ou da resistência à tração que oferecem. Quanto maior for a carga de ruptura dos arames maior deve ser a resistência das estruturas usadas para suportar a força de tração dos arames. Os mais usados para cercas rurais são os lisos, os farpados e as telas. A diferença entre os dois tipos (liso ou farpado) varia conforme a carga de ruptura e a presença ou não de farpas.

Sobre a Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!