irrigação agrícola

Projeto que facilita irrigação agrícola

Compartilhar

Comissão da Câmara aprova projeto que facilita irrigação agrícola. Proposta é diminuir burocracia e aumentar produção de forma sustentável.

Veja também: Área tratada com defensivos agrícolas tem crescimento

Deputados membros da Comissão de Agricultura da Câmara aprovaram, nesta quarta-feira (11), projeto (PL 2168/2021) que regulamenta a construção de barragens para irrigação agrícola voltada à produção de alimentos. De autoria do deputado Zé Mário Schreiner (MDB-GO), a proposta segue agora para análise na Comissão de Meio Ambiente (CMADS).

Integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado destacou que a proposta prevê como de utilidade pública as obras de infraestrutura de irrigação agrícola e, também, que sirvam para cessar a sede dos animais, inclusive as barragens ou represamentos de cursos d’água em área de preservação permanente (APP), para garantir a segurança alimentar e hídrica do Brasil.

“Esse projeto é para viabilizar a irrigação no país, que muitas vezes é inviabilizada em função da burocracia e da proibição de usar espaços de APP. Mas a irrigação tem mostrado que podemos triplicar a produção usando o mesmo espaço físico,” explica o parlamentar.

Zé Mário complementa ao dizer que “ninguém está falando em dispensa de licença, apenas de um assunto que possibilita a construção de barramentos em APP, com todo o rigor dos órgãos de licenciamento,” ressaltou.

Relator do projeto, o deputado Zé Silva (SD-MG) reforçou que a irrigação é um divisor de águas para o Brasil cumprir a missão de produzir mais 40% da quantidade de alimentos que o mundo precisa. “Guardar água significa que ela vai ser preservada, vai alimentar os lençóis freáticos e, com isso, vamos equilibrar, produzir mais alimentos e preservar o meio ambiente,” afirmou.

Também integrante da FPA, o deputado destacou que atualmente o grande desafio enfrentado pelo agronegócio brasileiro, na figura do produtor agrícola, é o atendimento às restrições ambientais impostas pela atual legislação no país.

“Esse quadro se agrava para o homem do campo quanto se fala em constituição de reservatórios de água para a irrigação. Essa prática promove a disponibilidade hídrica contínua pela acumulação de água da estação chuvosa, que será utilizada para atender a demanda no período de estiagem, por exemplo,” finaliza.

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Projeto que facilita irrigação agrícola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: