Raça bovina Afar

Raça bovina Afar

Compartilhar

A raça bovina Afar é encontrado principalmente nas margens ocidentais da Depressão de Danakil na Etiópia. O gado Afar tem chifres grossos e longos e uma corcova cervicotorácica; eles são essencialmente criados para a produção de leite.

A Etiópia está em uma encruzilhada para a imigração de gado para a África devido à:

Proximidade com a entrada geográfica do zebu indiano e árabe;

Proximidade com a taurina do Oriente Próximo e da Europa;

Introgressão com taurina da África Ocidental devido ao pastoreio.

Além disso, a diversidade agroecológica levou a diversos sistemas agrícolas que, por sua vez, fizeram da Etiópia um centro de diversificação secundária para a pecuária:

O gado Sanga originou-se na Etiópia. Eles são um grande grupo bovino na África – um cruzamento de taurinos de chifres longos locais e zebus árabes. Isso inclui o gado Afar.

As raças Zenga (Zebu-Sanga), que resultaram de uma segunda introdução e cruzamento com o zebu indiano.

As terras baixas da Etiópia são boas para a criação de gado: há alimentos abundantes nas pastagens e as comunidades pastoris têm um bom conhecimento e prática de criação seletiva e controlada. A reprodução é melhor no caso da raça pastoril Afar em comparação com a raça de gado Arado generalista das Terras Altas. Todos os pastores da região de Afar usam métodos tradicionais de seleção intra-raça, reprodução controlada e descarte de bezerros indesejados com base em informações de seu pedigree. Os criadores de Afar têm um senso de propriedade coletiva da raça. Eles protegem fortemente seus recursos genéticos do cruzamento com raças adjacentes.

Agron Home

Veja também: Lista de todas as raças bovinas do mundo

Fonte: Wikipédia. Imagem principal: Depositphotos/meramente ilustrativa.


Compartilhar

One thought on “Raça bovina Afar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: