Como adquirir licença ambiental

Compartilhar

Como adquirir licença ambiental: procurador do Ibama responde.

 

O Novo Código Florestal, sancionado em maio de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, ainda é motivo de dúvidas para os produtores rurais, que agora se preparam para o Cadastro Ambiental Rural (CAR, que está em fase de pré-lançamento pelo governo). Como nem todos os requisitos para a regularização são facilmente acessíveis aos produtores, pontos como APPs (Áreas de Preservação Permanente) e Reserva Legal acabam gerando incertezas.

 

As atualizações e os procedimentos administrativos para aquisição de licenças ambientais serão tema da palestra do coordenador estadual da Procuradoria Federal Especializada do Ibama/MS, Silvio Claudio Ortigosa, durante o Simpósio de Agronegócio – Aspectos legais para o produtor rural, que acontece no dia 08 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

 

O evento será realizado pela OAB/MS, em parceria com o site da Rural Centro, que irá transmitir ao vivo o evento, permitindo a interação com os palestrantes com o envio de perguntas, que poderão ser respondidas ao vivo ou posteriormente por e-mail.

 

Ortigosa adianta que as obrigações e os benefícios criados pelo novo código estarão em destaque durante sua palestra, mostrando a possibilidade da recuperação gradativa das áreas consolidadas, as novas modalidades de compensação ambiental e os incentivos para os produtores rurais que foram autuados e cumpriram o calendário de recuperação.

Anuncio congado imagem

 

Os tópicos da palestra do procurador federal são:

– Novo Código Florestal: histórico e participação do Ibama;

– Obrigações e benefícios;

– Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA);

– Formas mistas de recuperação: cômputo da APP na Reserva Legal, isenções, exploração econômica da Reserva Legal e prazos consideráveis;

– Inexistência de anistia;

– Financiamento bancário.

 

O Simpósio de Agronegócio – Aspectos legais para os produtores rurais começa às 08h da manhã do dia 08 de novembro na sede da OAB/MS, na capital Campo Grande, localizada na Avenida Mato Grosso, nº 4.700.

 

Fonte: Roberto Perez Rodrigues.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *