200 crianças inauguram Caminho Sustentável
Diversão e ciência em prol da educação ambiental em Brasília, DF.
Brasília, 17 de setembro de 2013 – Quase 200 crianças de duas escolas do Distrito Federal – Padre Réus (Valparaíso) e Classe 114 Sul – inauguraram no dia 17 de setembro o Caminho Sustentável da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Essa iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Unidade e faz parte do projeto: “A ciência e a tecnologia ao alcance de todos: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia inova no relacionamento com seus públicos”. O objetivo é divulgar as tecnologias da Unidade para o público em geral, especialmente estudantes, de forma lúdica e sustentável.
A placa de inauguração foi descerrada pelo Chefe-Geral da Unidade, Mauro Carneiro, e pelo assessor da Diretoria-Executiva de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ederlon Oliveira. Na ocasião, o assessor da Diretoria comentou que “são iniciativas como essa que fazem a diferença. Pois são inovadoras, têm baixos custos e são muito importantes para a divulgação da ciência e da tecnologia para a sociedade brasileira”.
Para Mauro Carneiro, o Caminho Sustentável contribui para a educação ambiental, visto que divulga conceitos relacionados à sustentabilidade para a comunidade estudantil do Distrito Federal. Além disso, é uma forma muito eficiente, inovadora e atraente de dialogar com a sociedade. É um espaço lúdico, no qual parte das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa é apresentada ao grande público. “Esperamos, com essa iniciativa, aumentar a compreensão e o interesse pela ciência e pela tecnologia no país, além de colaborar para promover a imagem institucional junto à sociedade”, afirma o Chefe-Geral.
O percurso: informação, entretenimento e sustentabilidade
Depois de participarem do descerramento da placa de inauguração, os estudantes começaram o percurso montado no Caminho Sustentável, com uma apresentação teatral encenada na tenda próxima aos bambuzais da Unidade. A peça tem como tema central: a nova Arca de Noé da Embrapa e para apresentá-lo, dois atores – um representa um produtor e o outro um boi da raça Junqueira – falam sobre as pesquisas de conservação e uso sustentável desenvolvidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em prol da segurança alimentar das gerações atuais e futuras.
Assim como Noé enfrentou o dilúvio para salvar os animais, os cientistas da Embrapa, os Noés modernos, correm contra o tempo para salvar plantas, animais e micro-organismos de interesse para a pesquisa agropecuária brasileira de outros problemas que ameaçam a biosiversidade, como: seca, desmatamentos, queimadas e mudanças climáticas.
A raça bovina Junqueira é uma das que faz parte da Arca de Noé da Embrapa. Essa, entre outras raças de caprinos, suínos, equinos, ovinos, bubalinos e asininos são chamadas de naturalizadas ou locais porque se encontram no Brasil há séculos, muitas desde a época da colonização. Por isso, guardam características de rusticidade e adaptabilidade (como por exemplo, resistência a doenças e estresses climáticos) adquiridas ao longo do tempo muito importantes para programas de melhoramento genético. Essas raças foram substituídas por outras mais produtivas, o que as tornou ameaçadas de extinção, levando a Embrapa a conservá-las em parceria com outras instituições de pesquisa, universidades e associações de criadores de todo o Brasil.
Depois do teatro, os estudantes seguiram para o “Quiosque da Tecnologia”, onde está montada uma exposição de algumas tecnologias da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Lá, eles ouviram a explicações dos pesquisadores, analistas e técnicos da Unidade sobre controle biológico de pragas (Francisco Schmidt e Marcelo Soares); conservação de plantas in vitro (Luciene Dioinízio Cardoso) e conservação de sementes (Valdemiro de Oliveira Pais).
Após o quiosque, foram para o Jardim de Cheiros, onde é possível sentir os aromas e texturas de plantas aromáticas.
Depois, plantaram uma árvore do cerrado no “Bosque do Cerrado” e seguiram pela trilha ecológica da Unidade, onde conheceram as coleções de banana, eucalipto, plantas medicinais e as pesquisas com feromônios para monitoramento e controle biológico de percevejos-praga da soja.
Por fim, se divertiram no “Xadrez sustentável”, uma proposta lúdica de apresentação desse jogo, na qual o tabuleiro é pintado no chão e as peças são feitas de garrafa pet. Essa proposta inovadora foi elaborada pelo professor do Instituto Federal de Brasília, campus Planaltina, André Melo, que gentilmente emprestou para a Embrapa.
Caminho Sustentável desperta vocação científica
Todas essas atividades têm um objetivo em comum: apresentar o fantástico mundo da ciência e da tecnologia para o público estudantil, com o objetivo de aumentar a compreensão sobre a pesquisa agropecuária, popularizar e despertar a vocação científica.
E deu certo. Pelo menos, para Ana Carolina Rodrigues Silva e Maria Eduarda Alves Barreto, 9 e 10 anos, respectivamente, da 4ª série da escola Padre Réus, que afirmaram que a visita à Embrapa despertou nelas a vontade de ser cientistas da Embrapa e cuidar da saúde de plantas e animais. “De todos os passeios que já fizemos pela escola para cinema e clubes, esse foi o que mais gostamos porque aprendemos muitas coisas sobre plantas, como cultivá-las e a importância delas para o meio ambiente”, ressaltaram.
Já Riquelme Machado Costa, 9 anos, da 4ª série da escola Classe 114 Sul, disse que o que mais gostou foi o Jardim de Cheiros e o controle biológico de pragas. “É muito legal saber que a Embrapa utiliza outros insetos e algumas bactérias para controlar pragas da agricultura. Assim, podemos diminuir o uso de inseticidas na natureza e proteger a nossa biodiversidade”, comemorou o menino.
Gabriel Ribeiro Lima, 9 anos, Rafael Silva, 8 anos, e Maria Laura Morais da Cunha, também da Escola Classe 114 Sul, adoraram o teatro.
Gostos à parte, o fato é que o primeiro dia de visita ao Caminho Sustentável da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia mostrou que é possível misturar ciência e diversão em prol da educação ambiental.
Como o objetivo do projeto é fazer com que o conteúdo científico seja efetivamente compreendido e trabalhado em sala de aula, estão sendo entregues aos visitantes materiais impressos sobre a trilha e as pesquisas da Embrapa. Nesse material, consta também uma avaliação a ser preenchida pelos alunos e professores para que o Caminho Sustentável possa ser cada vez mais efetivo.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











