Embrapa recebe visita de comitiva do Haiti
Biorreator para clonagem de mudas chama atenção da comitiva haitiana.
Brasília, 16 de setembro de 2013 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, recebeu no dia 16 de setembro de 2013, a visita de uma comitiva do Ministério da Agricultura do Haiti composta pelo Diretor-Geral, Pierre Guy Lafontant; pelo gestor de Projetos Estratégicos e Sistemas de Informática, Walter Dauphin; pelos diretores de: Produção e Saúde Animal (Max François Millen); Proteção Vegetal (Pierre Guito Laurore); e Políticas Públicas (Jean Lesky Dominique), além da professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária daquele país, Jocelyn Louissant.
O objetivo da comitiva haitiana foi conhecer as pesquisas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na área de cultura de tecidos de plantas. Os representantes do Ministério da Agricultura (MARNDR, sigla em francês) foram recebidos pelo chefe de TT da Unidade, João Batista Teixeira, que mostrou o Laboratório de Cultura de Tecidos e o biorreator, um equipamento desenvolvido e patenteado pela Unidade, com o objetivo de clonar mudas de plantas.
O biorreator é uma espécie de “fábrica de plantas”, capaz de multiplicar mudas de plantas com muito mais higiene, segurança e economia.
O equipamento despertou muito a atenção da comitiva, por ser de baixo custo e produzir mudas de qualidade em larga escala. Ele funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento. Esse equipamento contém os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, e visa produzir plantas de forma semi-automática, com monitoramento e controle das condições de cultivo, além de uma menor manipulação das culturas.
“O biorreator reduz significativamente os custos com mão-de-obra, além de acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade e, por isso, representa uma ótima opção para pequenos produtores de frutas, plantas ornamentais e reflorestamento, entre outros”, explicou o pesquisador João Batista Teixeira.
Além de acelerar o processo de multiplicação de plantas de interesse agronômico, ele citou ainda outras vantagens do equipamento em relação aos métodos tradicionais de produção de mudas, como: adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças; e redução do custo total por unidade produzida.
Segundo Teixeira, o custo de cada muda produzida em laboratório é de cerca de R$ 1,00. A redução dos custos de produção foi justamente o que motivou a Unidade a investir no desenvolvimento do equipamento. “É uma tecnologia pronta, protegida e apta a ser transferida”, lembrou o Chefe de TT.
A visita da comitiva do Haiti à Embrapa é resultado de uma cooperação trilateral entre Brasil, Estados Unidos e Haiti, como explicou o representante da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, André Dusi, que acompanhou a delegação. Na verdade, trata-se de um memorando de entendimento assinado entre Brasil e Estados Unidos para transferir tecnologias agrícolas a outros países. Além do Haiti, fazem parte também dessa cooperação Honduras e Moçambique.
O diretor de Proteção Vegetal, Pierre Guito Laurore, afirmou durante a visita que os países que não têm uma instituição de pesquisa agrícola similar à Embrapa, como é o caso do Haiti, devem recorrer à própria Embrapa em busca de soluções inovadoras, como o biorreator, por exemplo, em prol da redução de custos na produção agrícola.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











